Município e Estado iniciam diálogo para Corumbá ter um hospital de ponta

Um hospital com o mais alto grau de resolutividade, com serviços de ponta, evitando que pacientes tenham que ser removidos para outras regiões para realização de exames de alta complexidade, é o que pretendem o prefeito Paulo Duarte e o secretário de Saúde do Mato Grosso do Sul, Nelson Barbosa Tavares, que se reuniram na tarde desta segunda-feira, 09, e iniciaram discussões em relação à intervenção da Santa Casa de Corumbá, que se encerra em maio de 2015.

 

“A saúde, junto com a segurança pública, a exemplo do que pensa o governador Reinaldo Azambuja, são prioridades na nossa administração. A intervenção no hospital se encerra agora, em maio, e já estamos tratando desse assunto com o secretário Nelson Tavares, visando estabelecimento de uma forte parceria para que tenhamos um hospital em condições de prestar um excelente serviço para a população”, disse Duarte.

 

O hospital é administrado por uma junta interventora desde maio de 2010. Antes, era administrado pela Associação Beneficente Corumbaense. Na época foi firmado um acordo judicial e a Santa Casa passou ser administrada por uma Junta Interventora. O acordo estabeleceu inclusive valores de repasses financeiros por parte do Estado e dos municípios de Corumbá e Ladário.

 

“Esta intervenção vem sendo prorrogada e, agora, o prazo final será em maio. Já estamos conversando com o Governo do Estado e queremos discutir o assunto também com os poderes Judiciário e Legislativo, e também com o Ministério da Saúde. A nossa intenção é dar total transparência ao processo, inclusive sobre as dificuldades financeiras do hospital, e trabalhar para que tenhamos aqui, serviços de alta complexidade que hoje não dispomos”, enfatizou o prefeito.

 

A Santa Casa, como se sabe, é o único da região e atende não só a população de Corumbá, como também de Ladário e das cidades vizinhas localizadas na Bolívia (Puerto Suarez e Puerto Quijarro). “É o maior dessa região de fronteira e precisa de um tratamento diferenciado”, pregou, destacando a necessidade de todos se engajarem no processo.

 

O secretário Nelson Tavares reforçou a necessidade do estabelecimento de parcerias fortes em prol de um perfeito funcionamento do hospital, com o mais elevado grau de resolutividade e atendimento de alta complexidade, além de outros programas e projetos que deverão ser desenvolvidos na cidade.

 

“Nós somos parceiros. O Município sempre tem sido o responsável pela saúde, e isto não é justo. O Estado tem que estar junto”, enfatizou, sinalizando estabelecimento de uma forte parceria com Corumbá para que a cidade possa ofertar um atendimento de ponta, satisfazendo a população da região de fronteira.

 

O encontro com Tavares foi considerado altamente positivo pelo prefeito. Mais uma vez ele destacou o perfeito entrosamento que vem tendo com o governador Reinaldo Azambuja e com toda sua equipe. “O processo eleitoral acabou, é passado. Temos que trabalhar juntos, buscar parcerias e é isto que estamos fazendo, trabalhando pelo fortalecimento da saúde e da segurança na nossa região, que são prioridades no meu governo e também do governador”.

 

O assessor regional da Casa Civil do Governo do Estado, Gerson Prata, acompanhou o encontro de Duarte com Tavares. Como representante da região pantaneira, ele informou que a questão relacionada à segurança pública já está sendo tratada, inclusive com reforço de contingente e melhoria da estrutura física para melhor combater a criminalidade.

Skip to content