Secretaria de Saúde imunizou 1.193 cães e 221 gatos contra raiva animal

A Secretaria Municipal de Saúde realizou no último sábado, 21 de março, a imunização de 991 cães e 178 felinos no bairro Nova Corumbá. Antes, na quinta e sexta-feira, os técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vacinaram outros 202 cachorros e 43 gatos na ação de bloqueio de foco.

 

O trabalho, feito de casa em casa, teve como objetivo conter o avanço da raiva animal na região. Na semana passada, um caso foi confirmado em uma cão da localidade. Já nesta segunda-feira, uma reunião na sede da Defensoria Pública definiu novas ações que serão realizadas conjuntamente em toda a cidade.

 

“O CCZ vai intensificar o trabalho de recolhimento dos animais não domiciliados, ou seja, aqueles que vivem soltos nas ruas”, afirmou Viviane Amettla, gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Corumbá. “Uma vez que o animal é recolhido, o proprietário tem o prazo de até três dias para resgatá-lo”, complementou a veterinária.

 

Nestes casos, os proprietários serão chamados à Defensoria Pública para ouvirem sobre os deveres e a importância da posse responsável dos animais. O trabalho também tem o apoio de ONGs voltadas aos direitos dos animais.

 

A Prefeitura ainda solicita apoio de toda população para manter seus animais dentro de suas casas, evitando que fiquem soltos pelas ruas, sujeitos inclusive ao contágio, diante da circulação viral na cidade. Caso algum animal apresente sintomas da doença, o CCZ deve ser comunicado imediatamente, principalmente em caso de óbito do cão ou gato. 

Skip to content