Sessão de cinema especial atrai público feminino no Sesc Corumbá

Mulheres atendidas pelos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura de Corumbá participaram de um programa especial na tarde de quarta-feira, 04. Foi durante uma sessão de cinema no Sesc Corumbá, idealizado pelo Município em parceria com a instituição do Sistema “S”, como parte das atividades da Semana da Mulher aberta no último domingo, e que vai até 08 de março, o Dia Mundial da Mulher.

 

Cerca de 80 mulheres tiveram a oportunidade de participar da sessão de cinema, como parte da atividade preparada especialmente para o público feminino, dentro da programação do Cine Mulher. Elas são atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social, pelo Centro de Convivência dos Idosos, e até mesmo de programas realizados pela Prefeitura de Ladário.

 

A atração foi o filme brasileiro “O caminho das nuvens”. O prefeito Paulo Duarte também participou da sessão e deu as boas vindas ao público. Ele lembrou que o lugar onde elas estavam, o cinema, só voltou a Corumbá graças a uma parceria da Prefeitura com o Sesc, o que permitiu a adaptação de um dos auditórios do Centro de Convenções, transformado em sala de cinema.

 

“Resolvemos trazer vocês para essa sessão de cinema, junto com as crianças que aqui estão, para que todos tenham a oportunidade de conhecer este novo espaço e saber que aqui tem sessão de cinema comercial durante a semana, com filmes para adultos e crianças”, explicou. “Esta apresentação vem ao encontro de tudo que estamos fazendo, que é levar a cultura e o lazer a todos os espaços da cidade”, concluiu.

 

A semana está sendo coordenada pela Secretaria de Assistência Social, por meio da Gerência de Políticas Públicas para a Mulher. A gerente Cristiane Santana informou que o tema este ano é “Avançado na participação das mulheres”.

 

“Trouxemos elas aqui para assistir ao filme e, depois, discutirmos sobre a apresentação. Atividades como essa já são realizadas nos nossos CRAS, onde elas assistem filmes que retratam um pouco da realidade delas, seguias de debates. Assim, buscamos sempre a conscientização da participação na sociedade e na família delas”, comentou.

 

O filme conta a história de um pai que tem um sonho: um emprego que lhe pague mil reais por mês, dinheiro este que sustentará a sua mulher e seus cinco filhos. Ele decide partir em busca de um local onde possa conseguir o sonhado emprego. A família parte então numa jornada de 3200 km, saindo de Santa Rita, na Paraíba, até o Rio de Janeiro de bicicleta. A mulher apaixonada, e os filhos sem entenderem o porquê, mas sem nunca perderem a alegria de viver, saem pela estrada em busca de uma vida melhor passando fome, calor e cansaço. 

 

A dona de casa Tânia Silva levou seus netos. Assim como ela, esta foi a primeira vez que foi ao cinema. “Estamos muito emocionados”, disse, se referindo a ela própria e aos netos. “Gostamos muito dessa experiência que nos foi proporcionada. O filme foi muito interessante e já estou pensando em trazê-los novamente para assistir algum filme infantil”, previu.

 

A semana está sendo realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, com coordenação da Gerência de Políticas Públicas para a Mulher, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e das demais pastas da Administração Municipal.

Skip to content