Cônsul de Portugal visita Corumbá e discute parcerias com a Prefeitura

O prefeito Paulo Duarte recebeu no final da tarde dessa quinta-feira, 9 de abril, o cônsul geral de Portugal em Mato Grosso do Sul e São Paulo, Paulo Jorge Lopes Lourenço. Esta é a primeira visita oficial do diplomata na região pantaneira. Durante a agenda, os dois discutiram alternativas de ações conjuntas em diversas áreas, principalmente no turismo e na cultura.

 

“Recebê-lo aqui é uma honra. É a oportunidade ideal para construirmos parcerias que beneficiem Corumbá e também o povo português, principalmente os que vivem em todo Brasil. Aqui mesmo na cidade temos uma colônia muito forte, tradicional e ativa”, afirmou o prefeito de Corumbá.

 

“Nesses últimos dois anos estamos buscando mostrar nossa cidade de forma mais ampla, não apenas a pesca, um atrativo já consolidado aqui. E estamos conseguindo isso. Fechamos 2014 com a visita de 214 mil pessoas e podemos, com a experiência que Portugal possuiu neste setor, ampliar ainda mais esse número”, afirmou Paulo Duarte.

 

“Para nós é muito importante ter esse tipo de relacionamento com o consulado. É um atalho para podermos efetivar parcerias não só no turismo e na cultura, como também na educação, outra referência de Portugal”, concluiu Paulo.

 

Segundo o cônsul, Portugal recebeu só no ano passado mais de 9 milhões de turistas. “Encontramos no turismo uma parte importante da nossa economia”, observou Paulo Jorge, que ainda destacou a importância histórica e simbólica que Corumbá tem para os portugueses. “Não estou aqui só para falar com a colônia, mas também para buscar parcerias com as autoridades locais”, disse.

 

“Nunca tivemos, como temos hoje, uma relação tão intensa entre Brasil e Portugal. E queremos estreitar ainda mais esse relacionamento de forma mais pragmática e voltada a resultados concretos. É a oportunidade de firmar parcerias de mãos duplas para fazer prosperar uma pauta mutuamente vantajosa”, completou o diplomata.

 

No próximo dia 10 de junho é comemorado do Dia de Portugal no Brasil. Uma série de atividades estão sendo programadas em todo o País e, neste ano, o tema principal da festa é o resgate da celebração de São João, uma tradição trazida pelos portugueses. Como lembrança de Corumbá, Paulo Jorge recebeu do prefeito um pequeno andor do Santo e um livro da fotógrafa Silvia Almeida.

 

A primeira-dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico de Corumbá, Maria Clara Scardini, e o cônsul honorário de Portugal em Corumbá, Alfredo Fernandes, também participaram da agenda. Paulo Jorge retorna para São Paulo na tarde dessa sexta-feira. Pela manhã ele vai conhecer o Porto Geral, o Forte Junqueira e parte do Pantanal corumbaense. 

Skip to content