Em solenidade do Dia do Exército, prefeito destaca parceria com força militar

Em solenidade realizada esta manhã, 17 de abril, no 17º Batalhão de Fronteira, o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte foi homenageado com o Diploma de Colaborador Emérito do Exército. A cerimônia cívico-militar antecipou a comemoração do Dia do Exército, celebrado a cada 19 de abril.

 

“Essa data é muito importante para o Exército Nacional porque marca o primeiro momento quando alguns homens se reuniram e decidiram lutar pelo chão natal deles. Para nós, esse evento ocorrido durante a Batalha de Guararapes marca a criação, o nascimento do Exército Brasileiro”, explicou o Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Oeste, coronel Ricardo Guilherme Ribeiro de Almeida, que presidiu a solenidade em Corumbá.

 

Com a tropa em formação e autoridades e convidados no palanque foi realizada a leitura da Ordem do Dia, assinada pelo General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas Comandante do Exército que destacou, entre outras datas importantes para instituição militar, os 150 anos de nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon e os 70 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial.  A mensagem exaltou ainda os atuais desafios do Exército.

 

“Parabéns aos nossos que diuturnamente cumprem suas missões de soldado com devoção, movidos tão somente pelo amor ao dever, ao Exército e ao Brasil. Aos que neste momento guarnecem nossas fronteiras; aos que neste momento se desdobram nas inóspitas frentes de trabalho; aos que neste momento lutam pela paz no Haiti; aos que nesse momento se dedicam à missão pacificadora na Comunidade da Maré, onde o Sargento Mikami doou sua vida, como fizeram os heróis de Guararapes. Reverenciamos a sua honra e coragem para vencer desafios, e o seu sentimento do dever, exemplos para todos nós”, diz o comandante em sua mensagem oficial.

 

Além do prefeito Paulo Duarte, militares que se destacaram em suas funções também foram condecorados na cerimônia que teve como pontos altos a Oração do Guerreiro do Pantanal e o desfile da tropa para as autoridades e convidados.

 

“Corumbá é uma cidade que diferentemente de outras no país sentiu a tristeza que é a invasão de nosso território. Viveu dias tristes da época da Guerra da Tríplice Aliança e já na época estávamos aqui com os corumbaenses para liberarmos Corumbá e lembrarmos a todos os países irmãos hoje que o Brasil começa aqui e vamos estar sempre preservando e guardando este pedaço de nosso chão”, destacou o coronel Ricardo Guilherme Ribeiro de Almeida ao dizer sobre a importância da presença do Exército nessa fronteira.

 

Mão Amiga

 

Homenageado com o Diploma de Colaborador Emérito do Exército, o prefeito Paulo Duarte frisou o relevante papel que também desempenham os militares durante ações em prol da população local.

 

“São várias ações que o Exército vem fazendo sistematicamente conosco. Agora mesmo, vamos formalizar através da Secretária de Saúde, o Exército vai nos ajudar no trabalho de combate à raiva canina. Esses homens nos ajudarão nessa luta que é de todos nós. As ações que o Exército faz conosco são muito amplas e atingem à área da saúde, da educação, da assistência e cidadania e, com certeza, esse título tem que ser um título de amizade recíproca não só do prefeito, mas de toda cidade. Costumo dizer que há muitas ações que a Prefeitura não faria se não tivesse a presença do Exército Brasileiro”, reconheceu o chefe do Executivo.

 

Atualmente, o efetivo da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, em Corumbá conta com 2.315 homens, divididos entre os 47º Batalhão de Infantaria (Coxim-MS); 17º Batalhão de Fronteira (Corumbá-MS); 2ª Companhia Fronteira (Porto Murtinho-MS); 3ª Companhia de Fronteira e Forte Coimbra (Corumbá-MS) e pela Companhia de Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (Corumbá-MS).

Skip to content