Gincana da Saúde incentiva hábitos para qualidade de vida de cidadãos

A tradicional brincadeira da “amarelinha” é uma das atividades que estão integrando a Gincana da Academia de Saúde do Bairro Arthur Marinho como forma de marcar este dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, em Corumbá. A Gincana da Saúde teve início às 07h30, quando recebeu a presença da secretária Municipal de Saúde, Dinaci Ranzi. As atividades continuam na parte da tarde, das 14h às 16h, e englobam ainda o Dia Mundial da Atividade Física, instituído a cada 06 de abril.

 

“São duas datas bastante importante para nós que trabalhamos tanto o físico, quanto o mental e o social, constituindo a pirâmide da Saúde. A Gincana vem para trabalhar a Educação em Saúde a fim de que a pessoa entenda o quanto é importante adotar um estilo de vida saudável. Temos relatos de muitas pessoas que ficavam trancadas em casa em depressão e, a partir do momento, quando vieram para cá mudaram de vida”, disse Lielza Carrapateira Victória Molina, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de DANT – Doenças e Agravos não transmissíveis.

 

“Infelizmente, as doenças crônicas não transmissíveis, que são diabetes, hipertensão, infarto, câncer, vêm matando muita gente. Quando acontece o óbito, a gente não pode mais intervir. Essa Academia da Saúde vem nesse sentido para reduzir essas doenças”, comentou Lielza.

 

O Dia Mundial da Saúde tem como objetivo a conscientização da população sobre as questões que afetam a saúde e a qualidade de vida das pessoas. A data foi escolhida, pois é a mesma data da criação da Organização Mundial da Saúde, órgão ligado a ONU, responsável pela orientação, acompanhamento e regulação de regras da saúde nas Nações Unidas.

 

Segundo o personal da Saúde, Reinaldo Paravisini, que está coordenando as atividades da Gincana, o sucesso no caminho de uma vida saudável depende um fator primordial. “A partir do momento que a pessoa tem a própria consciência de que ela é importante e pode fazer a diferença para si própria e para a sociedade, a gente começa a se cuidar, a se alimentar melhor. A gente precisa se amar, o melhor caminho para qualquer atividade é fazer com amor”, disse o profissional que ingressou na área da Educação Física depois de sofrer na pele problemas de saúde.

 

Paravisini avalia que Corumbá está, cada vez mais, se transformando numa cidade saudável com incentivos proporcionados pela Prefeitura Municipal, entre eles, a própria Academia da Saúde do bairro Arthur Marinho, as academias ao ar livre e projetos que estimulam a prática da atividade física.

 

“É um incentivo do Poder Público, graças a Deus, temos um prefeito que é atleta e por meio dessa destreza ele vê a possibilidade em investir na educação saudável, pois como vamos ter corumbaenses que contribuirão para a sociedade se não estiverem saudáveis?”, disse Paravisini.

Skip to content