Entre os dias 29 de março e 02 de abril, a equipe multidisciplinar da Prefeitura de Corumbá atendeu 256 famílias ribeirinhas localizadas na região do rio Taquari. Os serviços médicos, odontológicos, sociais, educacionais e assistenciais fazem parte do Programa Social Povo das Águas, uma ação coordenada pela Secretaria de Governo e que incluiu as secretarias de Assistência Social e Cidadania, Saúde, Educação, Produção Rural e a Defesa Civil.
Nos cinco dias de trabalho, os profissionais do Município realizaram 331 consultas médicas, 398 procedimentos de enfermagem e outros 256 procedimentos odontológicos. A vacinação foi outro serviço disponibilizado aos ribeirinhos. Foram 52 pessoas imunizadas, totalizando a aplicação de 92 vacinas diversas. Enquanto isso, 97 animais da região receberam a dose antirábica e estão livres da doença.
Tratamentos de acupuntura e fisioterapia também foram levados para o Taquari. O primeiro foi realizado em 28 pessoas e o segundo em 111. Na parte preventiva dos trabalhos, 222 kits odontológicos foram entregues aos moradores de diversas faixas etárias. Em cada um dos locais onde a equipe parou também foi feita uma palestra sobre Educação em Saúde.
A Prefeitura fez ainda um levantamento das condições de vida e de atendimento de saúde da população ribeirinha. Os dados servirão na elaboração de projeto para constituição de uma Estratégia de Saúde da Família Ribeirinha (ESFR), para análise e posterior aprovação pelo Ministério da Saúde.
Outra atividade realizada durante a ação foi o acompanhamento e pesagem das crianças beneficiadas pelo programa Bolsa Família. Foram 256 crianças atendidas no médio pantanal de Corumbá. Todas as famílias cadastradas pelo Município ainda receberam uma cesta básica e outros produtos doados pela Receita Federal.
Foi feito também o recadastramentos de Cadastro Único (CadÚnico), benefícios assistências, fortalecimento de vínculo, encaminhamento de aposentadoria rural, inscrição de curso de pães biscoitos e salgados no Porto Sagrado, cadastro de Bolsa Família, beneficio de prestação continuada e encaminhamento de documentos. Na área da Educação, os profissionais promoveram teatros, contação de história, entrega de brinquedos e roupas.
Aos 34 anos, Rosa Flaviana de Moraes Rodas é mãe de dois filhos, um de 12 e outro de 14 anos, e comemora a continuidade do Povo das Águas, programa mantido exclusivamente com recursos do Município. “Antes era difícil para termos atendimentos. Tínhamos que sair daqui de barco para ir até a cidade, mas isso só acontecia em caso de urgência, porque o transporte é caro e é demorado também. Hoje com o Povo das Águas temos atendimento aqui e muitas famílias vêm na ação”, contou.
“Temos dentista, médico, sacolão, brinquedo para as crianças. Hoje eu posso sorrir porque o povo das águas arrumou os meus dentes”, prosseguiu Flaviana, que vive na região do Porto Santa’Anna há mais de 20 anos. Responsável por organizar os vizinhos e familiares e transportá-los até o barco da ação, Deolinda Soares Cunha, de 60 anos, também destacou a importância do trabalho realizado pela Prefeitura.
“Agradecemos o apoio e ajuda que nos é dada, ficamos felizes por termos atendimento médico, remédio. A ação é muito boa para todos nós que moramos aqui no Cedrinho”, finalizou a ribeirinha. A próxima ação Povo das Águas vai atender os moradores da parte alta do Pantanal.