Profissionais da área social são treinados para utilização do prontuário SUAS

Cinquenta profissionais da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, da Prefeitura de Corumbá, estão participando de uma formação em serviço com foco na utilização e praticidade do Prontuário do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). As atividades foram iniciadas na quinta-feira, 23, e se encerram nesta sexta, 24, n final da manhã no Centro de Referência de Assistência Social I (CRAS I), do Bairro Centro América. A capacitação tem uma carga de 12 horas/aula.

 

Estão participando da capacitação assistentes sociais, psicólogos e advogados envolvidos no programa de acompanhamento das famílias atendidas pela Política de Assistência Social em Corumbá.

 

O Prontuário SUAS foi idealizado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), como um instrumento de coleta de dados que registra de forma organizada e sistemática todas as informações das famílias atendidas nos serviços ofertados pela Política de Assistência Social.

 

Todas as famílias em vulnerabilidade e risco social, em extrema pobreza e com direitos violados incluídas nos serviços ofertados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), terão uma nova forma de registro de suas informações, o Prontuário SUAS, atendimento registrado  do ato da acolhida familiar no processo de escuta qualificada até a todos os atendimentos, encaminhamentos e acompanhamentos que caracterizam o trabalho social  realizado pelas  equipes de referência dos CRAS e do CREAS.

 

O Prontuário SUAS demarca o início do trabalho social com famílias e ainda indica o caráter processual e continuado do acompanhamento familiar no âmbito do SUAS, pois registra a história dos usuários que passam pelos serviços e armazenam a memória de todo o processo do trabalho já realizado com os indivíduos e famílias em acompanhamento.

 

Em 2014, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome promoveu uma capacitação para técnicos de todos os estados e municípios, e os profissionais capacitados seriam os multiplicadores municipais realizando oficinas para a implantação e utilização do Prontuário SUAS.

 

Na oportunidade, Corumbá foi representada pela gerente de Proteção Social Básica, Suzana Baruki Corrêa, que está ministrando a formação em serviço, como forma de orientar na organização de registro das informações relacionadas ao trabalho social com famílias; uniformizar os registros das informações do trabalho social com famílias realizados pelos CRAS e CREAS; contribuir para a organização do conjunto de informações necessárias ao diagnóstico, planejamento e acompanhamento familiar no âmbito do SUAS.

Skip to content