Secretaria de Saúde confirma mais quatro casos de raiva animal

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nessa quarta-feira, 1º de abril, mais quatro casos de raiva animal em Corumbá. A doença foi detectada laboratorialmente em cães encontrados nos bairros Aeroporto, Cristo Redentor, Universitário e em um bovino, no assentamento Tamarineiro II.

 

Em 2015, seis casos da endemia já foram detectados na cidade. No mês de março, outros dois cães atestaram positivamente para a doença nos bairros Nova Corumbá e Popular Nova. Houve agressões em pessoas e todos já iniciaram o protocolo preventivo (soro + vacina).

 

Os animais, de acordo com o levantamento feito pela equipe de Vigilância em Saúde da Prefeitura, eram semi domiciliados e não domiciliados, na faixa etária de 3 meses a 3 anos, sendo que cinco apresentavam sintomatologia neurológica (raiva furiosa) e um cão teve o comportamento compatível com a raiva paralitica (sintomatologia leve).

 

Medidas de Controle

 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já providenciou o bloqueio de foco nos bairros onde os animais foram localizados, realizando vacinação no raio preconizado. Também foi feita a busca ativa de pessoas que tiveram contato com os animais, seguido de tratamento dos mesmos.

 

A captura de cães não domiciliados e a ampla divulgação sobre o ocorrido nos meios de comunicação foi intensificada desde o mês passado.

 

A Prefeitura orienta que os proprietários de animais de cães e gatos, mantenham os mesmos em suas residências e que atente quanto à vacinação antirrábica, levando o animal no CCZ ou facilitando o acesso dos agentes de endemias que estarão realizando a vacina casa a casa em todos os bairros da cidade. 

 

Em caso de agressão de animais, lavar o local com água e sabão e procurar uma unidade de saúde urgente.

Skip to content