2ª edição das Olímpiadas da Apae reúne 34 competidores em Corumbá

A abertura oficial da 2ª Olimpíada da 6ª Região da Apae em Mato Grosso do Sul aconteceu na manhã desta quinta-feira, 14 de maio, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató. O evento reúne 34 competidores de Corumbá, Miranda e termina na tarde dessa sexta-feira, dia 15.

 

Além de promover a interação social entre os alunos, Olímpiadas servem de seletiva para a fase Estadual dos Jogos, que acontece entre os dias 30 de junho e 4 de julho em Costa Rica. Os melhores da etapa regional vão representar o Estado nas Olimpíadas nacionais, programadas para acontecerem em Campo Grande em novembro.

 

“A proposta principal dos jogos é fazer com que nossos deficientes intelectuais tenham a oportunidade de disputar, dentro da capacidade de cada um, o esporte”, explicou Adalberto Carlos Garrido, coordenador da 6ª Região e representante da Federação Estadual das Apaes. Durante os dois dias, serão disputadas 13 modalidades.

 

“Teremos o futebol de salão, o tênis de mesa, a bocha adaptada, a natação e vários provas de atletismo”, completou Adalberto. O evento tem total apoio da Prefeitura de Corumbá. “É um momento muito importante para nossa cidade e também muito importante para o esporte em nosso Estado”, comentou o secretário de Governo, Marcio Cavasana, que representou o prefeito Paulo Duarte na solenidade.

 

O secretário destacou a realização das Olimpíadas na inclusão dos alunos da Apae e ressaltou o empenho e a garra dos competidores e organizadores dos jogos. “Como diz o Hino Nacional, mesmo que a vida imponha limitação, veras que um filho teu não foge a luta. E é exatamente isso que estamos vendo aqui”, concluiu Cavasana.

 

A secretária municipal de Educação, Roseane Limoeiro, e o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), Elvécio Zequetto, também participaram da solenidade. 

Skip to content