Conferência avança discussões sobre direitos da pessoa idosa em Corumbá

Corumbá, cada vez mais, se estrutura dentro das garantias para um público que muito contribuiu e ainda se faz presente e vibrante dentro da sociedade. Com a abertura da 1ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa de Corumbá realizada na noite desta quinta-feira, 14 de maio, o município está em pleno debate sobre conquistas e desafios para a terceira idade.

 

O tema das discussões gira em torno do “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”. De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI), Bráz Toribio Chaparro, apesar dos mecanismos criados em defesa dos idosos, ainda há situações que requerem observações e medidas mais incisivas.

 

“Temos visitado as empresas, as agências bancárias e o que temos visto é o descaso com o idoso. Queremos resgatar a credibilidade, o valor para essas pessoas que apesar de estar, no que muitos chamam, de última idade, ainda tem vida, exemplos e muito a contribuir”, afirmou ao citar a criação do próprio conselho municipal como uma grande conquista dentro da rede de defesa e proteção dos direitos dos idosos.

 

Ele destacou ainda que os três eixos temáticos escolhidos para o evento refletem as principais áreas que, atualmente, geram maior demanda de necessidades para a terceira idade. São elas: Gestão (Programas, Projetos, Ações e Serviços); Financiamento (Fundos da Pessoa Idosa e Orçamento Público); Participação (Política do Controle Social).

 

A 1ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa de Corumbá está sendo realizada na sede do CENPER, bairro Dom Bosco, onde representantes do Governo Municipal e da Sociedade Civil avançam ainda os debates para a Política Nacional do Idoso na perspectiva de sua efetivação.

 

Além das propostas que serão tiradas a partir das discussões nos eixos temáticos, a Conferência servirá para eleger os delegados que vão representar a cidade na IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa que será realizada nos dias 14 e 15 de agosto de 2015, em Campo Grande.

Skip to content