Corumbá vacina 22,5 mil animais contra raiva e inicia fase de recuperação

As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciam nesta segunda-feira, 04, mais uma etapa da campanha de vacinação contra a raiva animal na região urbana de Corumbá. Agora, a imunização vai atingir aqueles animais que ainda não receberam a dose da vacina antirrábica, devido ao fato dos imóveis estarem fechados, durante a primeira etapa anterior.

 

A primeira fase foi encerrada no domingo na região central da cidade e, na manhã de hoje, o CCZ confirmou a vacinação de 22.564 animais (18.593 cães e 3.971 gatos). “Estamos contabilizando os imóveis que encontramos fechados e pretendemos iniciar ainda hoje à tarde, a recuperação, vacinando cães e gatos nas residências que estavam fechadas”, explicou a chefe do CCZ, médica veterinária Walkiria Arruda. Após a recuperação, a vacinação será na zona rural.

 

A campanha esta sendo desenvolvida com apoio de militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. Durante a semana passada, profissionais do CCZ da Prefeitura de Campo Grande e também da Secretaria de Saúde do Estado, Ministério da Saúde, Iagro e os agentes comunitários de saúde, que reforçaram a ação desenvolvida pela equipe de Agentes de Endemias do CCZ.

 

“O apoio de todos os parceiros foi fundamental para vacinarmos esta grande quantidade de animais. Todos foram importantes e só temos que agradecer a estas pessoas que se deslocaram para Corumbá, para nos apoiar na campanha”, disse a gerente de Vigilância em Saúde, médica veterinária Viviane Ametla. Ela enalteceu também o apoio da Viação Cidade Corumbá Ltda., que transportou as equipes durante a última semana, gratuitamente.

Skip to content