Em Corumbá, Consultório de Rua disponibiliza atendimento odontológico

A Prefeitura de Corumbá ampliou a estrutura do programa Consultório de Rua e além do atendimento médico e social, está ofertando também serviços na área odontológica, a partir da inclusão de um profissional da área na equipe, bem como a disponibilização de novos equipamentos adquiridos recentemente pelo Município.

 

O trabalho foi iniciado na primeira quinzena de maio e, além de um profissional da área de odontologia, o Consultório de Rua passou a contar também com um consultório odontológico móvel, o que está possibilitando levar o serviço às mais diferentes regiões do Município.

 

Na área urbana, o primeiro atendimento aconteceu no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro POP, inaugurado em 2014 pelo prefeito Paulo Duarte, mantido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, exclusivo para atender este tipo de clientela.

 

O programa Consultório de Rua é uma ação desenvolvida pela Secretaria de Saúde em parceria com a Assistência Social e Cidadania, e tem como proposta é ampliar o acesso da população de rua e ofertar, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde, por meio das equipes e serviços da atenção básica.

 

Até abril, o programa disponibilizava somente atendimento médico e social. A partir de agora, passa a oferecer serviços odontológicos aos moradores que vivem em situação de rua na cidade.

 

A demanda pelo profissional da odontologia foi verificada durante o trabalho constante da equipe multidisciplinar realizado tanto no período noturno como diurno em vários pontos da cidade onde esse tipo de população permanece.

 

Segundo a coordenadora da equipe, a psicóloga Ana Lúcia Provenzano, o problema se dá pelo estigma que a população de rua traz consigo. “O sentimento de exclusão é um dos fatores que contribui para que não busquem tratamento odontológico. Esperamos agora, com o dentista na equipe, ajudá-los no resgate principalmente da autoestima”, afirmou.

 

As queixas mais recorrentes dos moradores de rua com relação à saúde bucal são relacionadas às dores de dente. Os procedimentos emergenciais são realizados na rua mesmo com o auxílio de instrumentos de um consultório portátil.

 

Pessoas que são diagnosticadas com casos mais graves são orientadas a iniciar tratamento no Centro Pop, localizado na Rua Cuiabá, entre a 15 de Novembro e Sete de Setembro, onde os moradores de rua recebem apoio para o resgate da autoestima, saúde e cidadania.

 

Desde o início das atividades do Consultório de Rua, 280 pessoas foram cadastradas mediante atendimentos realizados pela equipe multidisciplinar, atualmente, composta por enfermeira, técnica de enfermagem, psicóloga e, recentemente, dentista.

Skip to content