Infraestrutura garante melhor qualidade de vida para moradores do Cravo

Primeiro foi a drenagem, agora o asfalto. As obras de infraestrutura que a Prefeitura está executando no Cravo Vermelho representam uma sensível melhoria na qualidade de vida de todos os moradores da região, principalmente crianças, principais vítimas de problemas respiratórios, causados pela poeira, sem contar um drama constante de inundações de residências, em períodos de chuva.

 

E quem garante isso são os próprios moradores do Cravo, principalmente do II e III que estão localizados ao lado da Rua Sete de Setembro, que está sendo pavimentada pelo Município. O presidente da Associação de Moradores do Cravo, Mauro Calonga, participou do ato de assinatura da ordem de serviço por parte do prefeito Paulo Duarte na noite de ontem, quarta-feira.

 

“Esta região tem uma história cheia de problemas que se arrastam por muitos e muitos anos, causando transtornos terríveis à população. Primeiro veio a drenagem e agora o asfalto, obras que vão evitar acabar com problemas como as inundações das casas e o excesso de poeira, que causam problemas sérios de saúde, principalmente para as crianças”, afirmou Calonga.

 

Conforme ele, grande parte das crianças do Cravo sofrem com problemas respiratórios, causados pela poeira. “Aqui tem um tráfego intenso de veículos e, na seca, a poeira é intensa. Não adianta nem ficar dentro de casa. O asfalto vai resolver este drama”, continuou, lembrando que as inundações foram combatidas desde que a Prefeitura fez a drenagem na Sete de Setembro.

 

Os moradores concordam com Calonga. Estefânia Claro Algarras disse que estas obras vão trazer benefícios para todos. Ela aproveitou e fez mais um pedido ao prefeito: pavimentar as ruas Maranhão e Paraná. Como resposta recebeu um sim do Chefe do Executivo: “será a próxima etapa”.

 

Maria Gertrudes Silva Pereira, 63 anos, uma senhora que reside na Alameda Santo Antônio, quase esquina com a Sete de Setembro, comemorou o anúncio da noite de ontem. “Vai ser o fim de um sofrimento que já durava 15 anos”, disse. Ela se mudou para o local quando o conjunto foi construído pelo Governo do Estado, na gestão do hoje deputado federal Zeca do PT.

 

“Quando chovia, inundava tudo, nossas casas, as fossas transbordavam. Agora melhorou bastante com a drenagem que foi feita ali”, disse, apontando para a Sete de Setembro. “Com o asfalto vai melhorar mais ainda, graças a Deus”, completou.

 

O asfalto está sendo comemorado também por Justina Alves de Abreu, 65 anos. Ela reside na Sete de Setembro e, no mês passado, iniciou um pequeno comércio na região. “Um vizinho me falou que ia asfaltar e abri aqui. Hoje tem muita poeira, mas vai melhorar com o asfalto e isto será bom para movimentar a venda”.

 

Demorou muito

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Tadeu Vieira, participou do ato. Ele destacou os benefícios que estão mudando o visual no Cravo Vermelho, e disse que tanto a drenagem, implantada no ano passado, e o asfalto que está começando agora, já deveriam ter sido executadas há muito tempo.

 

“Demorou muito. Isto já deveria ter sido feito bem antes. Os problemas dos moradores daqui são antigos e já eram para estar resolvidos há tempos”, informou, lembrando que a ausência desses investimentos, prolongaram os anos de sofrimento das famílias que residem no Cravo.

 

No Cravo, a Prefeitura iniciou o projeto com a implantação da drenagem, uma obra que não aparece, mas que é de extrema importância para evitar inundações, um antigo drama dos moradores da região, em especial dos Cravos II e III, que sofriam com inundações em períodos de chuvas.

 

Agora, os serviços estão concentrados na pavimentação. O projeto prevê asfaltar sete quadras, entre o anel viário, altura da Escola Municipal Almirante Tamandaré, até a Rua Santa Catarina, na divisa do Cravo com o Cristo Redentor.

 

O prefeito Paulo Duarte informou que a obra deve ser entregue no segundo semestre e além do pavimento, o trecho receberá toda sinalização (vertical e horizontal), inclusive com seis redutores de velocidade (quebra molas), e uma faixa elevada para travessia de pedestres na divisa do Cravo I do II, para atender principalmente os alunos da Escola Almirante Tamandaré.

 

Outra informação é que a Prefeitura já está reforçando junto aos moradores e proprietários de imóveis de todo o trecho, para construção de calçadas. Esta benfeitoria é de responsabilidade do próprio morador e será de extrema importância para os pedestres trafegar no trecho, evitando caminhar pela rua, correndo riscos de acidente.

Skip to content