No Jardim da Independência, solenidade marca celebrações do Dia da Vitória

O Dia da Vitória foi celebrado na manhã desta sexta-feira, 08, em solenidade no Jardim da Independência. O ato marcou as celebrações do 70º aniversário do término da Segunda Guerra Mundial, ocorrido em 08 de maio de 1945.

 

O evento foi uma realização das Forças Militares e contou com as presenças das mais altas autoridades da região pantaneira como os prefeitos Paulo Duarte, de Corumbá, e José Antônio Assad e Faria, de Ladário; dos comandantes do 6º Distrito Naval, contra-almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar, e da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, general-de-brigada Jorge Cardoso Martins, além do bispo Dom Segismundo Martinez, entre outros.

 

Na oportunidade, a Força Expedicionária Brasileira (FEB), prestou homenagens aos vereadores Tadeu Vieira, João Lucas Martins e Carlos Alberto Machado, pelos serviços prestados. Os diplomas foram entregues pelo general de brigada Jorge Cardoso Martins.

 

O Dia da Vitória é celebrado em todo o País pelo Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira neste 08 de abril, em comemoração ao fim da Segunda Guerra Mundial na Europa. Esta data, para as Forças Militares, simboliza a conquista da paz e homenageia aqueles brasileiros que lutaram na defesa da nação.

 

O conflito foi deflagrado entre nações europeias, porém, logo tomou o mundo. O Brasil foi diretamente envolvido quando a escalada da guerra trouxe para o Atlântico Sul a campanha submarina nazifascista que, sem qualquer declaração formal prévia, passou a atacar e afundar navios mercantes brasileiros, muitos simplesmente empregados na cabotagem, ocasionando grande perda de vidas.

 

O Brasil lutou na Itália com a Força Expedicionária Brasileira e esquadrões da recém formada Força Aérea Brasileira e na área marítima do Atlântico, protegendo os comboios de navios mercantes que trafegavam entre o Caribe e o litoral sul. As perdas brasileiras na guerra marítima somaram 30 navios mercantes e três navios de guerra, estes últimos foram o Cruzador Bahia, a Corveta Camaquã e o Navio-Auxiliar Vital de Oliveira.

Skip to content