Prefeito se encontra com contadores e trata da legalização de empresas

Corumbá foi a primeira cidade do Mato Grosso do Sul a simplificar procedimentos para abertura de novas empresas com a adesão ao Projeto Integrar, da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O instrumento já está em funcionamento na cidade e na noite de ontem, 11, foi amplamente debatido pelo prefeito Paulo Duarte e equipe da Secretaria de Indústria e Comércio, com um grupo de contadores corumbaenses.

 

O encontro aconteceu no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá e foi classificado pelo prefeito corumbaense com o “oportuno”, já que permitiu debater questões de extrema importância, como forma de simplificar ainda mais os procedimentos de abertura e regularização de empresas na cidade.

 

“Avançamos bastante”, observou Duarte. “Mas, ainda existem alguns entraves que precisam ser superados”, comentou, lembrando que a reunião foi justamente para tratar destas questões para “agilizarmos todos os procedimentos para que as pessoas sintam vontade de investir em Corumbá”.

 

Paulo lembrou que o primeiro passo foi dado com a adesão ao projeto da Redesim. Para ele, o encontro com os contadores mostrou que o Poder Executivo demonstrou disposição ao diálogo, o que é muito importante, e que tudo será feito para desburocratizar procedimentos, inclusive em questões ligadas a outros setores fora da Prefeitura.

 

“Estamos dialogando com a classe dos contadores para buscar soluções”, explicou. “Solicitamos uma pauta com as principais necessidades para que possamos atender o pleito desse segmento, simplificando todos os procedimentos para registro e legalização de empresas”, afirmou.

 

Os contadores ficaram de elaborar esta pauta que será entregue diretamente ao prefeito corumbaense. Emerson Monteiro, um dos profissionais presentes ao encontro, comentou que foi de extrema importância, principalmente pelo fato da Prefeitura estar aberta ao diálogo, para transpor entraves. Ele e os demais presentes fizeram um elogio, destacando que o primeiro entrave foi superado com a nova estrutura do Centro de Atendimento ao Contribuinte que passou a funcionar em um espaço maior, com um sistema em condições de atender a demanda.

 

A reunião foi organizada pela equipe da Secretaria de Indústria e Comércio. O secretário Pedro Paulo Marinho de Barros argumentou que o encontro demonstrou mais uma vez que o prefeito está aberto ao diálogo, inclusive para buscar soluções junto a setores ligados ao Estado, o Corpo de Bombeiros, por exemplo.

 

Pioneiro

 

Corumbá foi pioneira na adesão ao Projeto Integrar da Redesim, desenvolvido pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais e disponibilizado ao Mato Grosso do Sul, patrocinado pelo Sebrae. O sistema visa reduzir significativamente o prazo de abertura, alteração de empresas que não atuem em áreas consideradas de alto risco, e até mesmo extinção de uma empresa, a partir da integração via Internet, entre os órgãos federais, estaduais e municipais.

 

A adesão está sendo fundamental para Corumbá desburocratizar procedimentos que atravancam a economia, a abertura de novas empresas na cidade. A meta é o crescimento do comércio local e foi pensando dessa forma que Duarte criou a Secretaria de Indústria e Comercio.

 

Como se sabe, o Município desenvolveu um projeto de desburocratização que levou Paulo Duarte a receber do Sebrae, o prêmio Prefeito Empreendedor de Mato Grosso do Sul com o programa “Corumbá Legal – Desburocratização”, idealizado para simplificar o processo de abertura e viabilizar a operação das micro e pequenas empresas na cidade.

 

“Fomos a primeira cidade do Estado a implantar o Projeto Integrar, da Redesim, em parceria com a Junta Comercial do Mato Grosso do Sul e o Sebrae. Estamos dando sequência a este trabalho e a reunião com os contadores foi justamente para aprimorarmos os procedimentos, facilitando a vida daquelas pessoas que querem investir em nossa cidade”, concluiu Duarte. 

Skip to content