Prefeitura inicia recuperação da Rua Ricardo Franco, na entrada da cidade

A Prefeitura iniciou na última quarta-feira, 06, a recuperação da Rua Ricardo Franco, prolongamento da Porto Carreiro, uma das mais importantes vias da área urbana de Corumbá. Os serviços integram um programa de obras desenvolvido pelo Poder Executivo, como forma de melhorar as condições de trafegabilidades das ruas da cidade, cujo pavimento encontra-se deteriorado devido às ações do tempo, principalmente as chuvas.

 

O trecho que está sendo recuperado pela Prefeitura é entre as ruas Oriental e Albuquerque e o primeiro passo foi a retirada do pavimento deteriorado, para que seja implantando um novo material, a exemplo do que ocorreu dias atrás na Edu Rocha, entre a América e Dom Aquino. Faz parte de um cronograma de serviços para melhorar as condições de vias localizadas na entrada da cidade.

 

Os serviços estão a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e seguem um programa iniciado no final de 2014 com a operação tapa buraco, que está sendo substituída pelo reperfilamento do pavimento. “Estamos retirando o piso deteriorado e implantando um material usinado a quente, o que melhora sensivelmente as condições de tráfego. Já fizemos isto em várias ruas da cidade e o resultado está sendo excelente. Estas vias ficam prontas para receber a capa asfáltica quando iniciarmos a segunda etapa do recapeamento”, disse o secretário Gerson da Costa Melo.

 

Gerson lembrou que, pelo cronograma, os serviços aconteceriam agora na Rua 28 de Setembro (prolongamento da Dom Aquino) entre a Ladário e Cáceres, bem como na Cáceres entre 28 de Setembro e Cuiabá, próximo ao quartel do 17º Batalhão de Fronteira.

 

“Antecipamos as ações na Ricardo Franco devido às condições em que esta via se encontravam. A 28 de Setembro e a Cáceres serão recuperadas em seguida”, explicou.

 

Conforme ele, a orientação do prefeito Paulo Duarte é melhorar as condições de tráfego a exemplo do que foi feito no ano passado, quando foram recapeadas 67 quadras na cidade. “O recapeamento é um novo asfalto que implantamos no ano passado. Estamos preparando uma segunda etapa, mas enquanto isto não acontece, estamos realizando este serviço de reperfilamento nestas vias para que tenham melhores condições de tráfego, além de ficar pronta para ser recapeada”, explicou o engenheiro.

 

Com estas obras a Prefeitura está melhorando as condições do pavimento das principais vias urbanas. Gerson lembra que a grande maioria está com vida útil vencida e, além disso, as constantes chuvas acabam causando danos maiores ainda.

 

“O reperfilamento está ocorrendo pelo fato de que existem trechos e que a operação tapa buraco resolve. Estamos retirando a base do pavimento que está bastante deteriorado, com sua vida útil já vencida, e aplicando um material usinado a quente, melhorando sensivelmente o pavimento”, ressaltou o secretário.

 

A recuperação está ocorrendo com recursos próprios, oriundos de impostos que a população paga, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que vence no dia 14 de maio (cota única com 30% de desconto, e a primeira parcela, para quem optar pelo parcelamento em até oito vezes).

 

Este tipo de serviço já atendeu regiões como o Cristo Redentor, na Rua 15 de Novembro; parte da Totico de Medeiros, no Centro América; na Gonçalves Dias, no Aeroporto; Edu Rocha, entre outras. 

Skip to content