Prefeitura promove conferência para debater Plano Municipal de Educação

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza no dia 12 de maio, próxima terça-feira, a partir das 7h da manhã, a Conferência Municipal para estudo e aprovação do texto final do Plano Municipal de Educação. A atividade acontece no Auditório Salomão Baruki, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

 

As inscrições para a Conferência são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação, no Conselho Municipal de Educação e no Núcleo de Tecnologia Educacional, que funciona no Espaço Educacional, ou ainda no próprio local do evento.

 

O Plano Municipal de Educação de Corumbá (PME) é um documento construído de forma democrática e participativa com o objetivo de planejar, em alinhamento ao Plano Nacional de Educação (PNE) Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, e ao Plano Estadual de Educação (PEE) Lei nº 4.621, de 22 de dezembro de 2014, de forma clara e exequível as 20 metas propostas de acordo com a realidade do nosso município para a próxima década.

 

O processo de elaboração do PME teve início em 2014 a partir da aprovação do PNE. A Secretaria Municipal, Fórum Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação organizaram uma Comissão (Decreto nº 1.307, de 4 de fevereiro de 2014) para readequação do PME vigente, composta por 42 membros de todas as instituições e movimentos ligados direta ou indiretamente à causa educacional.

 

É sob essa perspectiva que a construção do Plano Municipal de Educação ocorreu: envolvendo os profissionais da educação e os diferentes segmentos e setores da sociedade ligados à educação, e os movimentos sociais organizados. Essa comissão teve como objetivo estudar o então PME e adequá-lo, em conformidade com as metas estabelecidas no PEE e PNE, além de ser multiplicadora das discussões em meio à sociedade.

 

Foram realizadas várias reuniões nas quais foi levantado o atual diagnóstico do município de Corumbá no que tange às etapas e modalidades de ensino e foram traçadas estratégias com o objetivo de levar-nos ao cumprimento das metas propostas.

 

A partir dos estudos, reflexões e discussões foi elaborado um texto-base do PME de Corumbá o qual será estudado e aprovado na referida Conferência então embasar o texto final e a lei que o regulamentará.

Skip to content