Prefeitura realiza workshop e trata com carinho da saúde da mulher

Uma manhã diferente na Academia de Saúde do Arthur Marinho. As aulas de ginásticas que estavam programadas para este período, foram substituídas por uma série de atendimentos disponibilizados pela Prefeitura Municipal, por meio do 1º Workshop de Saúde da Mulher, realizado em parceria pelas secretarias de Saúde e de Assistência Social, e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

 

O evento integrou uma programação idealizada pelos organizadores como forma de lembrar o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e também o Dia Nacional de Combate à Mortalidade Materna.

 

Nem mesmo a chuva das primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 28, atrapalhou o evento. Além das pessoas que participam das atividades na Academia do Arthur Marinho, localizada no Bairro Arthur Marinho, o workshop contou com a participação também de alunas e alunos da Escola Estadual Dom Bosco e de outras pessoas da comunidade.

 

O prefeito Paulo Duarte participou da abertura dos trabalhos, conversou bastante com o público presente, demonstrando otimismo com o trabalho que é desenvolvido no local. “A atividade física é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Reflete diretamente na saúde e na autoestima. Este espaço foi criado com esta finalidade e, hoje, estamos disponibilizando este atendimento no local, com profissionais capacitados das áreas da saúde, social e esporte, que estão prestando um relevante serviço a todas as pessoas que frequentam este espaço”, citou.

 

Duarte lembrou a intensa movimentação na cidade na quarta-feira, 27, com o Dia do Desafio. “Foi especial. Corumbá mostrou capacidade de mobilização. Recebemos imagens de todos os lugares, da zona rural, região ribeirinha, todos praticando atividades esportivas. Mais que uma competição, a prática do esporte é extremamente importante para a saúde. Hoje também está sendo um dia especial para que todos conheçam os trabalhos disponibilizados pela Prefeitura e o que esses profissionais fazem pela cidade”, disse, ressaltando que os atendimentos disponibilizados são importantes para prevenir doenças, a exemplo do que ocorre quando se pratica esporte.

 

O evento foi aberto às 08h30 e, durante toda a manhã, quem passou pelo local tiveram a oportunidade de receber os serviços básicos na área de saúde como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação de HPV (para meninas de 9 a 13 anos com autorização dos pais) e vacinação contra gripe (somente para o grupo de risco), além de exposição de fotografias dos serviços de atendimento às mulheres; palestra sobre mortalidade materna com o ginecologista obstetra Carlos Campos de Figueiredo, do Centro de Saúde da Mulher, e exposição de artesanato dos CAPS.

 

A presidente do Conselho da Mulher, Verônica Murilo, enalteceu a realização. Ela explicou que o evento possibilitou às mulheres, maior conhecimento dos serviços disponibilizados na área da saúde e os locais que podem ser encontrados.

 

Presente ao evento, a secretária de Saúde do Município, Dinaci Ranzi, destacou que é importante a Prefeitura levar estes serviços para perto das comunidades. “Além do atendimento, as pessoas estão tendo oportunidade de conhecer os serviços que são disponibilizados. Os cuidados com a saúde são importantes. Oferecer estes serviços, orientar a população, é prevenir as doenças para uma vida mais saudável”, ressaltou.

 

O Workshop de Saúde da Mulher aconteceu durante toda a parte da manhã. Contou também com as presenças do subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Corrêa; do diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá, Elvécio Zequeto; do secretário de Industria e Comércio, Pedro Paulo Marinho de Barros, além de outras autoridades.

Skip to content