São João: Festeiros discutem preparativos com Fundação de Cultura

Os festeiros de São João de Corumbá estiveram reunidos com o prefeito Paulo Duarte; a vice-prefeita, Márcia Rolon; e equipe da Fundação de Cultura na noite desta terça-feira, 12 de maio, para os preparativos da festa junina que é peculiar no município, pois traz como ponto alto o banho da imagem do santo nas águas do rio Paraguai entre a noite do dia 23 e madrugada de 24 de junho.

 

De acordo com registros da Fundação de Cultura de Corumbá, há cerca de 100 festeiros cadastrados junto à autarquia, porém, anualmente, é necessário que eles realizem o recadastramento com a atualização de dados. O período para essa ação acontecerá entre os dias 25 e 29 de maio, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no prédio da Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA).

 

O processo de cadastro e recadastramento é necessário pois configura registro da presença e influência da festividade em todo território do município, ainda mais pelo fato de Corumbá estar em meio ao processo de obtenção do registro do Banho de São João como Bem Cultural Imaterial Nacional.

 

A vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rolon, lembrou aos festeiros que, a exemplo do ano passado, equipes do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) estarão novamente na cidade, coletando informações sobre os rituais de devoção a São João com o propósito de sustentar o pedido feito por Corumbá para o registro nacional.

 

“A equipe que veio ano passado já gerou um relatório muito bonito com várias reportagens e queremos mostrar esse resultado primeiro feito a partir dessa coleta. Reforçamos também que quem faz a festa de São João são os festeiros, a gente tenta apenas organizar o banho de São João”, disse Rolon, colocando em  destaque a importância das manifestações tradicionais.

 

“Mostrar a importância da festa continuar em casa e também da continuidade da descida porque assim a gente tem possibilidade de tornar essa festa um patrimônio nacional, gerando mais turistas na cidade, então tudo é uma cadeia produtiva onde os festeiros são fundamentais”, comentou.

 

Aliás, a tradição aliada à forte devoção a São João foi uma questão bastante marcante durante a reunião. O gerente de Fomento e Difusão Cultural, José Antônio Garcia – Tanabi enfatizou que essa é a marca mais genuína e tocante das manifestações.

 

“O melhor, mais bonito, mais singelo na sua manifestação popular está na simplicidade, na tradição porque o mais bonito é o mais simples e mostra o que está no interior do coração dos devotos”, disse.

 

Investir na tradição

 

Numa conversa franca com os festeiros, o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, lembrou o difícil momento financeiro por qual atravessa o país, porém ressaltou que o município fará uma grande festa junina.

 

“Apesar dos comentários que vocês possam ter ouvido, reafirmamos o compromisso com vocês por entendermos a importância dessa festa para a tradição de nosso povo, da nossa cidade. Vamos fazer uma grande festa dentro de nossas possibilidades, assim como estamos fazendo em toda a cidade onde continuamos investindo em vários setores a lembrar, como exemplo, a UPA, no bairro Guatós, que estamos bancando com recursos próprios, assim como a pavimentação da rua Barão de Melgaço, no bairro Centro América”, citou o chefe do Executivo.

 

“Reafirmamos nosso compromisso de investir na cidade em todos os setores e contamos com vocês (festeiros) para juntos fazermos novamente um grande São João em Corumbá”, disse o prefeito ao anunciar que a contribuição financeira para o incremento dos andores dos festeiros cadastrados continuará esse ano com o mesmo valor do anterior e, para isso, está buscando parcerias.

 

A Prefeitura de Corumbá deve publicar nos próximos dias o edital para o cadastro e recadastramento dos festeiros junto à Fundação de Cultura de Corumbá, entretanto a data o Arraia do Banho de São João, no Porto Geral, já está definida e acontecerá entre os dias 21 e 23 de junho.

Skip to content