Ação em parceria resulta em mais saúde para moradores do Ernesto Sassida

Uma parceria estabelecida entre a Prefeitura de Corumbá e a Associação das Igrejas Batistas do Pantanal (Assibap) está permitindo levar uma série de serviços da área da saúde público às famílias residentes no conjunto habitacional construído pelo Governo do Estado no Bairro Ernesto Sassida. Trata-se da Ação Social em Saúde que foi aberta na segunda-feira, 08, e vai até sexta, 12.

 

O mutirão está sendo desenvolvido por profissionais da Associação e da Secretaria de Saúde, e acontece no Centro Comunitário do residencial. Estão sendo disponibilizados atendimentos médicos, pediátricos, odontológicos, exames preventivos, exames de câncer de colo de útero, vacinação e educação em saúde como forma de se prevenir contra a dengue, raiva, Doenças Sexualmente Transmissíveis, entre outras.

 

A parceria estabelecida entre a Associação das Igrejas Batista e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, foi justamente para atender uma comunidade que não conta com serviços de saúde na região do Bairro Ernesto Sassida. O residencial, com 1.200 moradias, parte delas no território de Ladário, foi construído pelo Governo do Estado (administração anterior), sem infraestrutura necessária.

 

Diante disso, os parceiros optaram pela ação no local, o que está sendo uma novidade também para a equipe da Associação das Igrejas Batistas. O pastor Carlos Alberto revelou que a instituição já desenvolvia esse tipo de trabalho, mas em proporções menores.

 

Segundo ele, tudo isso “faz parte da visão religiosa que nós temos em ajudar o próximo, porque acreditamos que essa é uma maneira de servir a Deus”, disse. “Nesses 13 anos que estou aqui, sempre atendemos as pessoas, mas em menor número. Geralmente são de 700 a 800 procedimentos. Agora, com a parceria da Prefeitura, da Secretaria de Saúde, poderemos atender um número bem maior de pessoas”.

 

O pastor ainda agradeceu a boa vontade do prefeito Paulo Duarte em estabelecer esta parceria. “O prefeito e a secretária Dinaci são pessoas de Deus, que viram que esse nosso trabalho poderia ser maior e nos deu a oportunidade de ampliar os atendimentos”, enfatizou.

 

A secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, lembrou que o prefeito Paulo Duarte sempre defendeu ações em parcerias, e que “ninguém consegue fazer nada sozinho. Temos que, cada vez mais, fortalecer parcerias como esta, para realizarmos ações cada vez melhor para as comunidades”, disse, observando que a Secretaria de Saúde está aproveitando o trabalho, para fazer um mapeamento da região, para saber os principais problemas enfrentados pelos moradores.

 

A abertura da ação contou com a presença da primeira dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini, que representou o prefeito Paulo Duarte. Ela fez um agradecimento especial às Igrejas Batista “por sempre abrir as portas para que nós realizar nossos serviços. Agora, com esta parceria, está melhor ainda. A Associação das Igrejas Batista junto com o poder público, está podendo trazer esse trabalho belíssimo para essa comunidade que tanto precisa tanto”, destacou, reforçando um compromisso assumido pelo prefeito de continuar buscando melhorias para os moradores da região.

 

Médicos americanos e brasileiros

 

A Ação Social em Saúde conta com a participação de médicos americanos e também de outras regiões do Brasil. Eles integram este programa desenvolvido pela Associação das Igrejas Batistas do Pantanal. “São 12 médicos no total, sete americanos e cinco brasileiros que vieram realizar esse trabalho com os adultos e com as crianças. As pessoas já saem daqui até com o medicamento que o médico indica”, explicou a coordenadora da equipe Wanda King.

 

A dona Sérgia Catarina Martins, de 56 anos, foi uma das moradores do conjunto que procurou atendimento. Ela estava com uma filha e disse já ter participado de outras ações da igreja. “Agora, receber a ação aqui no bairro da onde minha filha reside, é maravilhoso. Nós duas passamos pelo médico e o melhor é que já saímos daqui até com o remédio que temos que tomar”, celebrou.

 

O presidente da Associação de Moradores, Bendito Rojas da Silva, confessou estar feliz com o fato do bairro estar recebendo esta ação. “Estou muito grato à Igreja Batista e tenho certeza que com o apoio da Prefeitura, nós teremos outras ações como essas, em breve”.

Skip to content