Irene Gresosti, de 70 anos, moradora da Barra do São Lourenço, Nilza Mariana de Arruda, 55, da região do São Francisco, e Bernardina da Silva, 68 anos, radicada na localidade do Bonfim, visitaram na tarde desta quarta-feira, 3 de junho, a Prefeitura de Corumbá.
As pantaneiras foram recepcionadas pelo prefeito Paulo Duarte e a primeira-dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini.
Foi a primeira vez que as ribeirinhas estiveram no gabinete de um prefeito municipal. “Estou simplesmente maravilhada. Nunca pensei que uma ribeirinha como eu estaria aqui e seria tão bem recebida por uma autoridade como estamos sendo agora”, comentou dona Irene.
“Quando saí de casa, vim com a ideia de brigar por várias coisas pra minha região. No Fórum, consegui conversar com todo o secretariado e tive resposta para a maioria dos nossos problemas lá. Agora apenas gostaria de agradecer ao prefeito por essa oportunidade e por tudo que ele tem feito pela nossa gente”, disse dona Bernardina.
“Estamos sendo muito bem atendidos nas áreas de Educação e Saúde. Antes, tínhamos que ficar mais de mês esperando atendimento aqui na cidade. Agora a gente chega em um dia, é atendido no outro, já encaminhado para o especialista e, de lá, já sai com os remédios na mão”, afirmou dona Nilza.
Elas também destacaram a importância do Programa Social Povo das Águas para as comunidades localizadas nas regiões distantes do Pantanal corumbaense. Todas foram unânimes em descrever a equipe da Prefeitura como “uma família”. Segundo as ribeirinhas, o atendimento de todos os envolvidos na ação é marcado pelo carinho, qualidade e atenção.
Ainda neste mês, o Programa Social vai atender os moradores da parte alta do Pantanal. “Nossa intenção é levar para os ribeirinhos os mesmos atendimentos que a população encontra na zona urbana”, observou Paulo Duarte, reafirmando o compromisso de levar os serviços da Prefeitura pelo menos três vezes para cada região do Pantanal.
“Foi um prazer receber a visita dessas mulheres guerreiras, batalhadoras, que correm atrás do sustento de suas famílias. Quem pensa que elas ficam paradas, só esperando o atendimento do Povo das Águas, está muito enganado. Dona Irene faz sua farinha de mandioca e vende para os turistas, assim como dona Bernardina faz seus doces de caju, de goiaba e de outras frutas. E dona Nilza, também doceira, ainda encara o rio para pegar iscas. São todas exemplo de vida e de amor ao local onde vivem”, concluiu o prefeito de Corumbá.
Além de visitar a Prefeitura, as ribeirinhas e todas as outras participantes do III Fórum das Mulheres do Campo e Ribeirinhas também participaram de um almoço festivo e assistiram ao filme sobre Helena Meirelles, a dama sul-mato-grossense da viola, no Cine Sesc.