Com foco na humanização, Corumbá realizada 7ª Conferência de Saúde

A 7ª Conferência Municipal de Saúde de Corumbá foi aberta na manhã desta quarta-feira, 17 de junho, na sede do Sindicato Rural de Corumbá. O evento é promovido pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e reúne usuários, trabalhadores e gestores de todo o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

“Desde o começo da gestão estamos trabalhando pela integração e interação das ações no setor”, afirmou a secretária municipal Dinaci Ranzi, que representou o prefeito Paulo Duarte na Conferência. O objetivo, complementou a secretária, é melhorar, ampliar e humanizar o atendimento em toda a rede.

 

Para isso é feito constantemente o monitoramento e a avaliação da gestão em saúde. “Nosso primeiro e maior desafio é a extensão territorial de Corumbá. A cidade é maior que todo o Estado do Rio de Janeiro. E estamos sempre buscando alternativas para atender as pessoas onde elas estejam”, afirmou, apresentando em seguida um balanço do trabalho realizado pelo Executivo nos últimos anos.

 

“Realizada a cada 4 anos, essa audiência é importante para a construção da cidadania”, avaliou o presidente do CMS, Reinaldo Aparecido dos Santos. Representando o Poder Legislativo, o presidente da Câmara, Tadeu Vieira, também destacou a relevância da Conferência Municipal e da participação da população nas discussões sobre os temas que envolvem a Saúde Pública.

 

“Tudo na Saúde passa pela Educação e temos que discutir isso em todos as ações que serão trabalhados hoje aqui”, enfatizou. Ainda durante a manhã, foram debatidos os temas “Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção” e “Participação Social”. Durante a tarde, a partir das 13h30, a “Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde” e “Financiamento Público e Relação Público”, serão os temas.

 

Na quinta-feira, 18, a Conferência recomeça às 8h com a formação de um grupo de trabalho para posterior apresentação e votação das propostas. Após o almoço, será feita a eleição dos delegados para a Conferência Estadual. 

Skip to content