Comunidade da Cervejaria comemora dia de São Pedro com muita fé

A comunidade do Bairro da Cervejaria está comemorando nesta segunda-feira, 29 de junho, o Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores. E as celebrações começaram logo nas primeiras horas da manhã, na residência Ivone Torres de Moraes, religiosa e uma das responsáveis pela organização da festa.

 

Foi lá, na descida da Rua 21 de Setembro, que os fiéis se reuniram para a procissão com o andor com a imagem São Pedro, do um dos apóstolos de Cristo, e fundador da Igreja Católica, até a Capela de São Pedro, onde ocorreu a primeira missa do dia.

 

“Começamos às 06 horas da manhã. Nesta hora já tinha gente em casa se preparando para a festa”, contou dona Ivone que, desde o início de junho, ao lado de outros religiosos, peregrinou pela cidade, com a bandeira de São Pedro, divulgando a festa.

 

O prefeito Paulo Duarte participou das atividades na residência da festeira e da procissão até a Capela de São Pedro, onde ocorreu a primeira missa do dia. “É um momento importante, de demonstração de fé de toda uma comunidade, em especial dessa pessoa que já se tornou um ícone em nossa cidade, a dona Ivone, que continua firme, organizando esta bela festa que já acontece há mais de 40 anos”, comentou o prefeito que, no domingo, participou da quermesse realizada na Cervejaria, como parte da programação em homenagem a São Pedro.

 

A festa é realizada pela comunidade da Cervejaria, tendo dona Ivone Torres à frente, e tem apoio da Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura de Corumbá. Se concentra na Capela de São Pedro onde acontecem as missas, e em seu entorno, com a realização de um almoço a base de peixe frito, além de uma praça de alimentação.

 

A missa foi celebrada pelo padre Jair Marques de Araújo, que está há apenas 20 dias na comunidade e “presidindo uma celebração como esta, no Dia de São Pedro”. E foi durante a missa que a comunidade local homenageou Ivone Torres, pelos mais de 40 anos de dedicação à festa.

 

Para todos, dona Ivone (como é carinhosamente chamada) é um ícone da comunidade. “Há pessoas que são predestinadas, possuem uma missão a ser cumprida. Muitos chamam de destino. Neste caso, Dona Ivone é a mais pura mensagem de fé. De um sonho – o despertar de uma vida., diz a carta lida durante a celebração.

 

“Dona Ivone Torres é símbolo fiel de uma comunidade. Seus filhos, simples e humildes, ganharam uma grande defensora e porta voz revestida de muita garra, mas acima de tudo, de muita religiosidade. Em especial a Fé em São Pedro!

 

Hoje, aqui reunidos, prestamos uma singela homenagem a esta mulher de fibra, que vibra ao despontar com sua bandeira, peregrinando pelas ruas da cidade, levando em seu canto um recado de que a ‘fé não costuma falhar’.

 

Receba a nossa profunda gratidão pelos anos de luta, de vontade de ver sua gente reunida, celebrando a vitória! Queremos exaltar o seu trabalho incessante em melhorar a sua comunidade. Sempre fraterna, acolhe a todos que lhe clamam. Cidadã responsável, mãe guerreira, mulher abençoada!

 

Dona Ivone é da Cervejaria, é de Corumbá, é de São Pedro! E sua vida é ‘semear e espalhar sementes na terra onde Deus abençoou. Viva São Pedro! Viva Dona Ivone!”, diz a carta lida durante a celebração.

 

Festa continua

 

E a festa continua à tarde. Às 15 horas acontece a procissão fluvial. Os fiéis saem da Capela de São Pedro, levando a imagem do Santo até o Porto Geral. No retorno todos participam da descida do mastro de São João na prainha do Porto Geral (foi levantado no dia 23 de junho), e de lá, retornam para a Capela de São Pedro, onde acontece a última missa do dia.

 

A participação dos fiéis de São Pedro na descida do mastro de São João foi um convite feito pela diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rolon, que também participou da procissão e da missa da manhã desta segunda-feira, acompanhando o prefeito Paulo Duarte. Também estava presente o secretário Márcio Cavasana (Governo), a secretária Dinaci Ranzi (Saúde), Luciene Deová (diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente), além de outras autoridades e comunidade local.

Skip to content