Concurso de quadrilhas e show com Manutti, atrações no Banho de São João

A segunda noite do Arraial do Banho de São João promete atrair um grande público ao Porto Geral de Corumbá. Para esta segunda-feira, 22, as atrações são inúmeras, entre elas os concursos de quadrilha junina, de barracas, além de shows com artistas locais e regionais. O destaque fica por conta de Manutti que promete fazer o público dançar até as primeiras horas da madrugada da terça-feira.

 

A programação será aberta às 18 horas desta segunda, com a Praça de Alimentação. E o primeiro concurso vai envolver justamente os trabalhadores que disputam o título da barraca mais tradicional – comidas, decoração e vestimentas. O segundo concurso da noite será o de quadrilhas juninas, uma outra tradição na cidade.

 

Os shows musicais acontecerão no palco montado na ferradura do Porto Geral. A abertura será às 21 horas, com apresentações de artistas locais. Às 22h30, quem sobe ao palco é Manutti. O encerramento desse segundo dia de festa será com apresentações novamente de artistas locais.

 

O Arraial do Banho de São João é uma realização da Prefeitura, sob coordenação da Fundação de Cultura de Corumbá. A festa foi aberto ontem, domingo, e vai até as primeiras horas da manhã de quarta-feira.

 

O ponto alto da programação será no dia 23, terça. Além das atrações na Praça de Alimentação, a noite reserva ainda a descida dos andores pela Ladeira Cunha e Cruz rumo à prainha do Rio Paraguai, para o banho da imagem de São João, um momento único no Brasil. Este ano são 92 famílias de festeiros cadastradas que descerão a Ladeira a partir das 18 horas.

 

Enquanto as famílias festeiras descem a Ladeira Cunha e Cruz com seus andores, outras atrações na estrutura do Porto serão os shows com artistas locais a partir das 20 horas; dois shows regionais, um às 21h30 e o segundo a partir dos 15 minutos da quarta-feira, 24, com a dupla João Haroldo e Betinho. Outras atrações são a elevação do Mastro de São João às 23h15, e o show pirotécnico à meia noite.

 

Mas, a festança não acontece somente no Porto Geral. Em todos os cantos da cidade, o São João será comemorado com muita animação. Tem arraial nas residências das 92 famílias cadastradas pela Fundação de Cultura, bem como no ILA, onde acontece o Arraial da Prefeitura e os preparativos para a descida do andor oficial rumo ao Rio Paraguai.

 

A ideia é fazer uma maior integração possível com a população que desce direto para o Porto e não participa do evento nas casas dos festeiro. Para tanto, este ano, o mastro de São João será instalado na prainha do Porto Geral, local onde acontece o banho do santo.

 

Assim, todos poderão acompanhar o momento especial, o içamento do mastro, para depois acontecer o banho da imagem de São João. A vice-prefeita e diretora da Fundação de Cultura, Márcia Rolon, explicou que o mastro ficará neste local até o dia 29 de junho, Dia de São Pedro, mantendo os costumes dos festeiros.

Skip to content