Dia de Combate ao Trabalho Infantil tem ação socioeducativa em Albuquerque

O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, foi celebrado na última sexta-feira, com uma ação socioeducativa no Distrito de Albuquerque. A atividade foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, no sentido de mobilizar a comunidade local para atuar contra as Violações de Direitos de Crianças e Adolescentes.

 

A ação envolveu técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Albuquerque e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM), que levaram para as famílias, crianças, adolescentes, jovens e toda comunidade escolar, informações sobre os danos causados às crianças que tem a sua infância comprometida pelo uso da sua mão de obra, tendo seu direito à educação e de brincar interrompido.

 

A equipe de profissionais composta por  assistentes sociais, psicólogos, advogado e educadores sociais, oportunizaram por meio de palestras, atendimento individual e reunião com os jovens, um momento de reflexão e esclarecimento de dúvidas, fortalecendo assim as ações socioeducativas, levando orientações às comunidades mais distantes, além de incentivar as denúncias, garantindo o fortalecimento dos vínculos familiares.

 

Essa foi à primeira ação de uma série que serão levadas às regiões rurais do Município. As próximas comunidades atendidas serão os Assentamentos São Gabriel, Mato Grande, Taquaral, Paiolzinho, Tamarineiro I e II e moradores do Jacadigo, abrangendo os temas sobre trabalho infantil, violência doméstica/psicológica, abuso e exploração sexual, entre outros.

 

Na oportunidade serão aplicados questionários de pesquisa para levantamento das demandas da comunidade na área da Assistência Social que direcionará as próximas ações na região, seguindo orientação programa de governo do prefeito Paulo Duarte.

Skip to content