Dia dedicado à pessoa idosa terá campanha de conscientização em Corumbá

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho, segunda-feira, será marcado por uma ação de conscientização na área central da cidade. O evento está sendo organizado pela Prefeitura de Corumbá em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI), e acontece no período das 09 às 11 horas, com uma panfletagem no cruzamento da Rua Frei Mariano, com a 13 de Junho.

 

A ação busca sensibilizar a sociedade para o combate às diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. As violências podem ser física, econômico-financeira, sexual, psicológica, negligência e autonegligência.

 

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, e chama atenção para este sério problema social, desafio que precisa ser enfrentado pelas famílias, sociedade e Estado.

 

Chama atenção, também, para as diferentes manifestações de violação dos direitos da pessoa idosa, que podem se traduzir em negligência, abandono, agressão física, violência psicológica, abuso financeiro, segregação, discriminação, desrespeito, entre outros. A violência contra a pessoa idosa é uma grave violação dos direitos humanos.

 

Segundo o Ministério da Saúde, a maior parte da violência contra os idosos são registradas dentro de casa, pelos próprios filhos, noras ou genros, pessoas que deveriam cuidar deles. A violência ao idoso não é um fato isolado e sim um reflexo da violência na sociedade como um todo.

 

As denúncias de violência contra os idosos são registradas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e no Conselho Municipal do Idoso, localizado na Rua Antônio Maria Coelho, 1000, centro da cidade, telefone (67) 3907 – 5352.

Skip to content