Realizado pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania, Educação, Saúde, Produção Rural e da Fundação do Meio Ambiente, o III Fórum das Mulheres do Campo e Ribeirinhas reuniu representantes de todas as regiões do Município.
Em discussão, está o protagonismo das mulheres que vivem longe da área urbana da cidade. A abertura do evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, 3 de junho, no auditório da Embrapa Pantanal.
“As pessoas que estão na zona rural, na zona ribeirinha, têm os mesmos direitos das que vivem aqui na cidade. Por isso é importante a realização deste Fórum, uma oportunidade para que vocês participem das decisões que envolvem o município. Todas vocês estão aqui para serem ouvidas”, afirmou o prefeito Paulo Duarte.
“Precisamos sim discutir os problemas que existem em cada local, mas também precisamos de gente, de entidades, de parcerias que nos ajudem a solucioná-los. Ainda é comum, infelizmente, virem aqui muitas pessoas que não sabem diferenciar um pacu de um pintado para dizer o que tem que ser feito e depois vão embora, sem colaborar para a solução efetiva dessas demandas”, prosseguiu.
O prefeito também agradeceu a participação das entidades parceiras da Prefeitura nas zonas rural e Ribeirinha, como a Embrapa Pantanal. “É um privilégio recebermos vocês aqui. Com toda experiência que tenho, posso afirmar que as mulheres são a força da família. Onde elas tem voz e força, a família caminha bem”, disse a pesquisadora Emiko Resende, chefe-geral da Embrapa Pantanal.
Representando o Poder Legislativo, a vereadora Cristina Lanza também destacou a grande participação feminina no evento. “É com bastante emoção que participo desse seminário. Estou aqui para levar as ideias e as cobranças de vocês até a Câmara, onde podemos buscar soluções e alternativas para melhorar a qualidade de vida da população”, concluiu.