Obras no Morro do Cruzeiro devem ser entregues no aniversário da cidade

A obra será entregue em setembro durante as comemorações dos 237 anos de fundação de Corumbá, mas o simples fato de acompanhar uma visita técnica ao Morro do Cruzeiro, e conhecer detalhes sobre o projeto que está sendo executado no local, já foram motivos suficientes para emocionar a artista plástica Izulina Xavier, a principal responsável por tornar aquele espaço, como um dos principais pontos turísticos da cidade.

 

A visita técnica aconteceu na tarde de ontem e contou com as presenças do prefeito Paulo Duarte; da primeira dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini; do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Gerson da Costa Melo; do gerente de Operações da Vale, Olemar Tibães; do Relações Institucionais da Vale, Anderson Polarini, e de Izulina Xavier.

 

Quando a obra foi lançada pelo prefeito Paulo Duarte, em abril, a artista plástica não pode participar do ato. Foi representada pela sua neta, a arquiteta Lauzier Xavier. Agora, no entanto, Izulina fez de tudo para estar presente na visita e conhecer os detalhes do projeto que a deixou emocionada.

 

“Vocês não sabem o quanto estou feliz escutando tudo isso que será feito aqui”, disse, abrindo um largo sorriso, observando detalhes do projeto que estava sendo mostrado pelo prefeito Paulo Duarte, aos pés da estatua do Cristo Rei do Pantanal, uma imagem de 12 metros de altura, uma obra da artista plástica.

 

A imagem de Cristo de braços abertos para a cidade e para o Pantanal foi a primeira de Izulina Xavier instalada no Morro do Cruzeiro. Em seguida vieram as 72 estátuas menores que compõem as 14 Estações da Via Sacra, peças restauradas por ela no ano passado e que, algumas delas, deve passar por nova restauração, já que se encontram danificadas.

 

E ver uma das estátuas da Via Sacra sem a cabeça, é algo que marca Izulina Xavier, principalmente pelo fato de que, recentemente, ela e sua equipe trabalharam de forma intensa, para restaurar as imagens. Mas, ontem, durante a visita, nem isto tirou a felicidade da artista plástica, que acompanhou cada detalhe da apresentação do projeto e resumiu tudo em uma pequena frase: “Estou muito feliz!”.

 

E a felicidade de Izulina Xavier contagiou todos os presentes na visita técnica. Olemar Tibães, por exemplo, destacou que as obras em andamento “vão dar vida ao espaço”. Destacou as obras de artes de Izulina Xavier e que o Morro do Cruzeiro será um dos principais pontos turísticos da cidade. “Estamos satisfeitos em estar participando desse projeto”, comentou.

 

O projeto de revitalização do Morro do Cruzeiro foi elaborado pela equipe técnica da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico. A execução conta com a parceria da Vale que aportou recursos da ordem de R$ 300 mil. O Município entrou com R$ 42.312,31, de contrapartida.

 

Os recursos estão sendo aplicados na construção de uma guarita, inclusive com banheiro, e portão na entrada do morro; construção de cisterna que será responsável pelo armazenamento de água e bombeamento para uma antiga cisterna existente, que está sendo reformada, resolvendo assim um grande problema de falta de água naquele espaço; recuperação das instalações hidráulica e elétrica; pintura geral do prédio existente, inclusive com reforma dos banheiros e da copa.

 

Está sendo executado também o calçamento da base da estátua do Cristo Rei com ladrilho hidráulico; pintura da estátua do Cristo Rei que conta com 12 metros de altura; recuperação da capela existente aos pés do Cristo; implantação de estacionamento para visitantes com capacidade para 22 carros; instalação de bicicletário ao lado da guarita; serviços de drenagem da ladeira com implantação de grelha de ferro e tampa de concreto para as caixas.

 

Após a conclusão de todos os serviços, a Prefeitura vai instalar duas lunetas no alto do morro para que o turista possa contemplar a cidade e o Pantanal. Além disso, estão previstas placas com informações turísticas; guarda corpo em tubo de aço galvanizado na escadaria de acesso ao Cristo, além de completa urbanização paisagística do local e limpeza geral do espaço.

 

A urbanização e revitalização do Morro do Cruzeiro fazem parte de uma proposta da Prefeitura visando promover a manutenção e reurbanização do espaço considerado um dos principais pontos turísticos da cidade, e que necessitava de intervenções visando maior segurança e estrutura adequada para visitações. 

 

“Queremos entregar a obra durante as comemorações do aniversário da cidade. A nossa proposta é transformar este local no principal ponto turístico do Estado”, afirmou o prefeito Paulo Duarte que, ao lado da diretora-presidente da Fuphan e do secretário de Obras, detalharam o projeto aos representantes da Vale e à artista plástica Izulina Xavier. 

Skip to content