O Projeto MS Sustentável foi oficialmente apresentado em Corumbá, na tarde dessa terça-feira, 14. Cerca de 80 catadores de recicláveis da cidade participaram da mobilização que aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II), no bairro Guató. Idealizado pelo governo do Estado, por intermédio da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), o programa será executado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania.
O projeto, que visa promover inclusão social e organização dos catadores de recicláveis, fomentando sustentabilidade, cidadania e geração de renda, vai abranger cinco cidades: Campo Grande, Corumbá, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã .
A Secretária de Assistência Social e Cidadania, Mabel Marinho Sahib Aguilar, explica como funcionará a execução do programa na cidade. “Nessa primeira etapa do projeto vamos conscientizá-los e capacitá-los para que eles se organizem em cooperativa. E ententenderem o que eles precisam fazer para que esse material coletado tenha um destino que venha gerar trabalho e renda.”, comentou Mabel.
Ainda segundo ela, outra meta é atingir os catadores de recicláveis que fazem a coleta de maneira não organizada. “A secretaria vai dar todo suporte através do comitê gestor, que é formado por um membro da Secretaria de Assistência Social, um membro da Fundação de Meio Ambiente e pelos presidentes das associações: Preservadores do Meio Ambiente e Associação Vale da Esperança”, explicou.
Durante a apresentação do programa, o público conheceu a empresa Deméter Engenharia Ltda, vencedora da licitação realizada pelo Governo do Estado. Ela realizará um diagnóstico da situação atual dos catadores de recicláveis dos municípios contemplados com o programa.
Odair Araújo Moraes, que trabalha há 32 anos com recicláveis, comemorou a oportunidade que receberá. “O recurso que foi oferecido vai nos ajudar muito. Agora nós vamos pegar o material, prensar e entregar para o próprio comprador, sem precisar de um atravessador”, explicou, reforçando que agora terá um ganho maior, além de mais qualidade de vida.