Corumbá inicia implantação da Política de Educação Permanente do SUAS

A Prefeitura Municipal de Corumbá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania está em fase de implantação da Política de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que requer de seus gestores, trabalhadores e conselheiros, novos conhecimentos, habilidades e atitudes frente às necessidades da provisão dos serviços e benefícios socioassistenciais mais qualificadas e comprometidas com um projeto emancipatório de sociedade.

 

A Gestão do Trabalho trata do planejamento, a organização e execução das ações relativas ao trabalhador e a estruturação do processo de trabalho institucional, envolvendo os desenhos organizativos, avaliação de desempenho, adequação dos perfis profissionais às necessidades do SUAS, Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), observatórios de praticas profissionais.

 

Com isso, cria o compromisso de refletir conjuntamente – trabalhadores do SUAS, entidades e organizações de assistência social, usuários, gestores, entre outros – sobre os desafios para consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores, além de aprimorar a gestão municipal como sistema de qualidade dos serviços e benefícios.

 

Trabalho iniciado

 

A Gestão Municipal da Política de Assistência Social com o objetivo de implantar a Gestão do Trabalho e Educação Permanente no âmbito municipal, estabelece princípios e diretrizes que qualifiquem as dimensões teóricas, técnicas, éticas e políticas do SUAS, valorizando o coletivo de trabalhadores e agentes do controle social, garantindo o acesso a processos continuados de capacitação, produção, sistematização e partilha de conhecimentos pautados na construção do Plano Municipal da Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS, seguindo os princípios norteadores da Política Nacional de Educação Permanente (PNEP).

 

A Política de Assistência Social ao se consolidar imprime um perfil ético e comprometido de seus trabalhadores, onde a gestão do Trabalho e a Educação Permanente tem o compromisso de aprimorar.

 

As atividades tiveram seu início no mês de julho com a aplicação de questionário situacional, nas Gerências que compõem o Órgão Gestor e prosseguirá até o final de agosto, com vistas a atingir todos os servidores da assistência social, a fim de identificar a percepção e nível de conhecimento que os trabalhadores do SUAS, no município, possuem a cerca da Política de Assistência Social, serviços e benefícios.

 

Conforme informou a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Mabel Sahib Aguilar, o levantamento subsidiará a elaboração do Plano Municipal da Gestão do Trabalho e Educação Permanente. Desta forma, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania avança na consolidação da legislação referente à Gestão do Trabalho e Educação Permanente, valorizando o trabalhador do SUAS.

 

Após este levantamento junto aos trabalhadores do Órgão Gestor e de todos lotados nas Unidades Administrativas a ele vinculado, esta agenda será ampliada aos trabalhadores de organizações não governamental, inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social e  conselheiros, responsáveis pelo Controle Social.

Skip to content