Corumbá na vanguarda das políticas de promoção da igualdade racial

O prefeito Paulo Duarte assinou, nesta segunda-feira, a adesão de Corumbá ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), do governo federal, em ato realizado em Campo Grande com a presença da ministra Nilma Lino Gomes, da secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e do governador Reinaldo Azambuja.

 

Com dois terços de sua população afrodescendente, Corumbá fortalece, com esta iniciativa do Executivo Municipal, as políticas e ações de promoção da igualdade racial no município. Para o prefeito Paulo Duarte, a adesão ao Sinapir coloca Corumbá na vanguarda no combate às desigualdades, ao racismo e inclusão social através de ações afirmativas.

 

“Com certeza é um grande passo para fortalecermos as políticas que temos implementado no município dentro desse tema tão importante, onde Corumbá passa a ocupar um papel importante por ser uma cidade onde a maioria da população é de origem negra, expressada de forma clara através de sua cultura, sua arte e movimentos populares”, destacou Paulo Duarte.

 

Corumbá e Bataguassu foram os únicos municípios a aderirem ao Sinapir, durante o ato realizado na Governadoria (Parque dos Poderes), por estarem com a documentação em dia e também por já possuírem coordenadorias e conselhos que atuam na área. Corumbá, por exemplo, em sua estrutura administrativa, conta com as gerências de Promoção da Igualdade Racial, de Políticas Públicas para as Mulheres e a de Ações para a Juventude.

 

Recursos

 

Durante a solenidade, o prefeito de Corumbá se encontrou com deputados estaduais, com os quais conviveu durante seus dois mandatos na Assembleia legislativa, dentre eles Amarildo Cruz (PT), que falou em nome do parlamento para lembrar que o primeiro concurso público daquela Casa de Leis reservou 20% das vagas para os negros, por proposição apresentada pela bancada do PT.

 

A cerimônia de adesão de Mato Grosso do Sul ao Sinapir contou com a presença de representantes dos mais diversos setores do movimento negro. O gerente de Promoção da Igualdade Racial, Rogério César também participou do ato.

 

Com a adesão firmada dentro do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Corumbá terá acesso aos recursos financeiros do governo federal, por meio de chamadas públicas, para desenvolver a política local de igualdade racial. No ano passado, segundo a ministra Nilma Gomes, mais de 30 milhões voltaram para o caixa da União devido a falta de projetos adequados ao Sinapir nos estados.

Skip to content