Fundação e Guarda Municipal se integram para melhor atender o turista

A Prefeitura de Corumbá está capacitando um grupo da Guarda Municipal para que eles possam atuar de forma mais direta, atendendo turistas e a própria população corumbaense, passando informações importantes sobre os produtos e serviços turísticos da cidade. O trabalho está a cargo da Fundação de Turismo do Pantanal e foi iniciado na última terça-feira, 14.

 

Estão participando da capacitação de 106 guardas municipais, divididos em cinco turmas. A formação vai até o dia 11 de agosto e os encontros por grupo acontecem duas vezes por semana, nas terças e quartas-feiras, das 08 às 10 horas, na sede da Fundação de Turismo do Pantanal, localizada no porto Geral.

 

Dessa forma, a Fundação busca atualizar as informações sobre os produtos e serviços turísticos da cidade. No primeiro dia, além das informações atualizadas, é distribuído o mapa turístico em três idiomas e os guardas tomam conhecimento das novas ferramentas de promoção do turismo local e seu manuseio. Também são apresentados o novo vídeo promocional, a marca Corumbá Incrível e as mídias sociais desenvolvidas no facebook e instagram.

 

Também é proporcionada ao grupo a experiência turística com o Programa Corumbá a Pé, o que permite conhecer com maior profundidade os pontos e equipamentos turísticos, como o Museu de História do Pantanal, a Estação Natureza, o SESC Corumbá, além da história e curiosidades do Porto Geral, um importante cartão postal da cidade.

 

No segundo dia, a bordo de um micro ônibus turístico, cedido pelas empresas turísticas, Raquel Tur, Joice Tur e Navegante Akaia, eles participaram de um city tour com paradas nas igrejas históricas, no Forte Junqueira e Mirante Cristo Rei do Pantanal. Mesmo em obras, são referenciadas as praças históricas da Independência e da República.

 

A diretora-presidente da Fundação de Turismo, Hélènemarie Dias Fernandes, responsável pela gestão do turismo local, considera que “a Guarda Municipal é um órgão de relevante importância para a recepção do turista, já que, constantemente esse grupo é assediado para fornecer informações sobre os produtos e serviços oferecidos no nosso destino”, explicou. Segundo ela, “esse espírito de confiança e reconhecimento do bom trabalho dos guardas precisa ser reconhecido, atualizado e mantido para que possa ser transferido para os nossos munícipes e os turistas”, concluiu.

 

As palestras são ministradas de forma lúdica pelo gerente executivo e de promoção da FUNDTUR/Pantanal, Luiz Ricardo Rocha com o tema “Turismo e Hospitalidade”. A guiagem e as visitas são acompanhadas pela gerente de desenvolvimento do Turismo, Viviane Neves.

 

Esta é a segunda ação que o governo municipal, através da FUNDTUR/Pantanal, promove de forma integrada com a Guarda Municipal para a formação de multiplicadores de informações sobre a cidade, seus produtos e serviços turísticos.

Skip to content