Em um espaço mais amplo que garante comodidade ao cidadão, a sede da Fundação Procon de Corumbá passa a funcionar em novo endereço a partir desta segunda-feira, 06 de julho. Localizada em meio à área central, onde concentra-se o comércio local, a nova sede está situada na rua 7 de Setembro, 222, entre as ruas Delamare e 13 de Junho, comportando todos os setores da autarquia que podem assim oferecer um atendimento eficiente e de qualidade aos cidadãos.
Já na manhã de inauguração, os serviços da Fundação Procon foram procurados pela população que sentiu a diferença no ambiente. “O atendimento está excelente, fui atendido rápido e já resolveram meu problema. Já usei os serviços no espaço antigo e, agora, está mais amplo e acomodado aqui”, disse Vismar Mendonça que buscou os serviços de orientação devido a uma cobrança indevida realizada por uma empresa de telefonia móvel.
Também esteve conhecendo a nova estrutura do Procon, o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, que destacou o esforço que a Administração Municipal vem fazendo para manter a economia local caminhando, apesar do difícil momento pelo qual atravessa o país.
“Estamos trabalhando na contramão do que estamos presenciando no Brasil. Sempre buscamos fortalecer o comércio local, quem gera emprego, renda e paga impostos. O Procon tem papel importante nisso, não apenas de proteção e defesa do consumidor, mas também de orientação e parceria com o comércio, principalmente, nesse momento quando estamos trabalhando e muito para, ao invés de falar em crise, falarmos de oportunidades e crescimento”, avaliou.
Criada há pouco mais de seis meses, a Fundação PROCON dobrou o número de servidores e estruturou os setores internos, contando hoje com duas gerências específicas, assessorias técnica e jurídica, atendentes de relações de consumo, auxiliares administrativos e estagiários, além do cartório.
“O Procon agora é uma fundação e toda equipe começa, oficialmente. hoje uma caminhada nesse local. Tínhamos em mente desde o início da nossa Administração transformar o Procon em um Fundação justamente pela importância que este órgão tem para a população e também para os empresários”, comentou o chefe do Executivo.
Pioneiro
Corumbá se destaca dentro do estado de Mato Grosso do Sul por ser o primeiro município a ter um órgão de defesa do consumidor com status de Fundação, conforme lembrou a diretora-presidente, Andre Ulle.
“Esse reconhecimento do prefeito garantiu ao órgão autonomia administrativa e financeira, possibilitando uma atuação eficaz na garantia dos direitos do consumidor”, disse Ulle que viu na implantação da nova sede outra conquista importante.
“Temos certeza que os consumidores merecem isso aqui mesmo: um serviço público prestado com qualidade. Além disso, promovemos aos nossos servidores um ambiente agradável e salubre de trabalho. Isso faz parte da Administração do prefeito Paulo Duarte que é cuidar bem das pessoas, tanto as de fora, representadas na população, como as de dentro, que são os servidores que fazem a máquina funcionar”, disse ao lembrar que, além das competências já citadas, o Procon também desenvolve programas educativos, projetos e pesquisas na área de proteção e defesa do consumidor.
Atuação
Desde a transformação em Fundação, o Procon já realizou 2215 atendimentos, divididos entre, simples consultas, atendimentos preliminares, e CIP’s, que são cartas enviadas ao fornecedor com o objetivo de sanar os problemas dos consumidores, além de devolutivas, ou seja, respostas de CIP’s, quando o consumidor retorna ao Procon com objetivo de saber da solução do seu problema.
Quando não há solução, são marcadas audiências de conciliação e, nesse período de 6 meses, em comparação com o mesmo período do ano passado, observou-se uma diminuição considerável no número de audiências, o que prova que houve efetiva melhoria no atendimento e solução dos conflitos logo na fase preliminar do procedimento.
Com a implantação do Codecom (Conselho Municipal de Defesa do Consumidor), em 26 de março deste ano, a Fundação Procon conta com um parceiro para propor, avaliar e fiscalizar todo esse sistema, estabelecendo diretrizes na elaboração de projetos e programas de proteção e defesa do consumidor.