Juventude programa mais conferências livres para o final de semana

A Prefeitura de Corumbá programou para o próximo final de semana, mais uma etapa preparatória para a 3ª Conferência Municipal de Juventude marcada para o dia 12 de agosto, no Anfiteatro Salomão Baruki. Serão duas conferências livres, uma no sábado e outra no domingo, reunindo skatistas, b-boys, grafiteiros e jovens desbravadores.

 

A Conferência Municipal está sendo organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, conduzidas pela Gerência de Políticas para a Juventude e pelo Conselho Municipal da Juventude.

 

Nesta etapa preparatória estão sendo contempladas as mulheres jovens, jovens em medidas socioeducativas, juventude religiosa, estudantes e demais segmentos e entidades relacionadas ao público jovem do Município, tanto da área urbana, quanto da área rural.

 

Os trabalhos foram abertos no dia 1 de julho com uma conferência livre com participação de jovens estudantes da rede particular (Santa Teresa, Tenir e Objetivo). O evento aconteceu no Centro Padre Ernesto de Promoção Humana e Ambiental (CENPER).

 

Para o prefeito Paulo Duarte, estas etapas preparatórias são importantes e fortalecem ainda mais as políticas públicas voltadas para o jovem. E foi pensando dessa forma que a sua orientação para o setor da Juventude, foi justamente buscar envolver o maior número de pessoas, tanto nestas etapas como na Conferência Municipal, inclusive na construção do Plano Municipal da Juventude.

 

A próxima conferência livre será no sábado, 18, a partir das 18 horas, na pista de skate do Completo Poliesportivo de Corumbá. O evento terá a participação dos jovens envolvidos com a cultura de rua (skatistas, b-boys e também dos grafiteiros). Já no domingo, o encontro será com os jovens desbravadores, a partir das 09 horas, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató. Estão previstos ainda encontros com a juventude católica, juventude rural e com os grêmios estudantis das Escolas Municipais.

 

“As Várias Formas de Mudar o Brasil” é o tema da Conferência Nacional de Juventude que norteará a etapa municipal, permitindo um amplo debate em torno de 5 eixos temáticos que são: I – Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Direito à Diversidade e à Igualdade; II – Direito à Educação; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; III – Direito à Saúde; Direito ao Desporto e ao Lazer; IV – Direito à Cultura; Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; V – Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente, Direito ao Território e à Mobilidade; Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça.

Skip to content