Para comunidade, praça CEU vai transformar a vida de quem mora na região

Entre amigos ou com a família, a comunidade do bairro Jardim dos Estados comemorou a entrega do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Heloísa Urt, na noite de ontem, 10. “Estou orgulhosa da minha cidade. É muita coisa para a gente num lugar só. Já vi que meus filhos vão poder fazer várias coisas por aqui”, disse a dona de casa, Tânia Picolomini.

 

Reunindo em um só lugar esporte, arte e cultura, inclusão digital e social, a comunidade aprovou o local. “Gostei de saber que aqui no CEU vai funcionar até uma unidade do CRAS. Pensaram em tudo para facilitar a nossa vida”, comemorou Ligiane da Silva Nunes, que foi com a família toda prestigiar a entrega do seu mais novo espaço de lazer.

 

A moradora do Jardim dos Estados aproveitou ainda para destacar que agora seus filhos poderão brincar mais próximo de casa. “Antes a gente não tinha onde levar as crianças. Eu tinha que ir para praça da Nova Corumbá, que é bem mais longe para mim”, pontuou. “Com toda essa estrutura perto de casa, eu vou trazer eles todos os dias para cá”, afirmou.

 

Sob o olhar atento e satisfeito dos pais, as crianças e os adolescentes não cansavam de subir e descer a rampa de skate que integra o local. “Ela foi muito bem elaborada, colocaram obstáculos legais, tudo perfeito para fazer novas manobras”, comentou Gabriel Ayarde, de 15 anos, orgulhoso em ver sua comunidade mudando.

 

“Eu cresci no bairro e é muita satisfação ver tudo tão lindo assim. Com o aspecto que estava antes, acaba afastando as pessoas e ninguém gostava de ficar aqui”, lembrou o adolescente. “Tenho certeza que a comunidade está feliz e o nosso CEU vai ficar sempre cheio”, completou o menino, ao reverenciar o local que funcionará diariamente das 06 às 11 horas da manhã e das 14 às 21 horas.

 

Gestão compartilhada

 

Mais uma novidade para a região é o modelo de gestão do CEU. De forma compartilhada, população e o Poder Público se encontrarão para juntos administrarem o espaço. A comerciante Delmira Miranda Xavier, recebe o desafio de forma positiva. “Quero ensinar aos meus filhos a cuidarem da praça com muito carinho. Isso aqui é um sonho meu e pretendo ficar de olho, para que ninguém estrague essa maravilha”, disse.

 

Proprietária de um estabelecimento na região, Delmira acredita que com a praça, a economia local vai crescer. “Essa área ganhou mais vida, ficou mais movimentada e muita gente vai querer aproveitar tudo que o nosso bairro tem para oferecer. E isso resulta num aquecimento para o comércio”, reforçou.

 

Quem também está otimista com o novo espaço entregue pelo Prefeito Paulo Duarte, é Roselene Lopes. Com a aproximação da abertura da Praça CEU Heloisa Urt, ele e seus familiares não pensaram duas vezes e construíram em frente à residência, na Rua Marechal Deodoro, um salão para abrigar o Keru Lanches.

 

“Hoje, com a entrega da praça, tivemos uma intensa movimentação aqui. Sem dúvida alguma, este espaço vai favorecer o comércio local e contribuir para melhorar a nossa renda”, disse, enquanto atendia fregueses no balcão. Já os demais integrantes da família, se dividiam na cozinha, preparando os lanches.

 

E ela recebeu a visita do prefeito Paulo Duarte. “É gratificante saber que estamos contribuindo para melhorar a renda das famílias que residem na região. Hoje, vimos um grande número de pessoas comercializando os mais variados tipos de comidas e bebidas em frente à praça e também a Roselene que me informou ter tido um grande movimento na lanchonete, o melhor desde que abriu”, celebrou.

 

O CEU

 

No CEU população poderá usufruir da sala do telecentro, que é um laboratório multimídia com diversos computadores para trabalhar inclusão digital,  participar de oficinas de dança, teatro, artesanato, além de poder contar com uma biblioteca e extensa área de lazer.

 

O local ainda conta com campo de futebol oficial, quadra de futsal, espaço para atividades físicas ao ar livre. Haverá ainda tênis de mesa, xadrez, ginástica e prática de dança. Também há pista de skate oficial e pista de caminhada externa. O local conta também com o mais novo CRAS da cidade, onde a população poderá receber serviços do PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família) e demais serviços de atendimento.

Skip to content