Prefeitura recupera estradas e encontra fonte de água cristalina no São Gabriel

A Prefeitura de Corumbá está executando a recuperação das principais vias do assentamento São Gabriel, próximo a BR-262. E enquanto o maquinário retirava o cascalho para utilizar no nivelamento das vias, uma lagoa de água cristalina surgiu no local. “Com toda dificuldade que os produtores daqui enfrentam, esse achado é algo muito importante”, avaliou o prefeito Paulo Duarte, que visitou o local nessa segunda-feira, 6 de julho.

 

“A água é incolor e inodora, mas pedimos para que um técnico faça os testes de qualidade e de vazão desse liquido. Se ficar comprovada que ela é potável, pode ser uma alternativa essencial para os moradores da região”, complementou o chefe do Executivo municipal. Para preservar o local, equipes da Secretaria de Produção Rural e da Fundação de Meio Ambiente vão cercar a área.

 

“Com isso vamos impedir o acesso de animais e a poluição dessa fonte”, explicou o prefeito, lembrando também que o São Gabriel ainda não é emancipado pelo Incra. “Isso significa dizer que o Incra deveria fazer tudo isso que a Prefeitura está realizando. Mas não vamos penalizar ainda mais os pequenos produtores. Estamos recuperando as estradas de toda zona rural de Corumbá, uma forma de facilitar o escoamento da produção”.

 

Na casa da líder comunitária Vera Batista, Paulo Duarte ainda conversou com os assentados do São Gabriel.  “Esse é um momento de alegria pra gente. Essa é a terceira vez que o prefeito vem aqui em menos de 2 anos e meio de Governo. Além disso, ele é uma pessoa que sempre atende a Associação dos Pequenos Produtores, como foi o caso do atendimento médico”, lembrou.

 

“Por causa do Incra, ficamos 11 meses sem médico aqui. E não fosse a Prefeitura, ainda estaríamos sem. A governo municipal tem um olhar diferenciado para as comunidades, e não só dentro da cidade, como em toda a zona rural”, destacou Vera. A condição das estradas também foi bastante elogiada pelos participantes.

 

“A gente não fica mais isolado. Isso aqui hoje é quase um asfalto, graças a Deus”, observou Sonivaldo Pereira Lima, que concluiu: “Nunca tivemos esse privilégio”. Para Carla Cristina Andrade Carreira, assistir as maquinas trabalhando nas estradas até virou programa de família. “A gente fica na frente de casa olhando o estirão. Agora dá pra ver bem longe no horizonte”, descreveu.

 

O secretário de Produção Rural, Pedro Lacerda, lembrou que a Prefeitura ainda dá manutenção a outros sete assentamentos na cidade. “Como vocês podem comprovar, estamos trabalhando constantemente em todos os assentamentos. É claro que ainda tem muita coisa que precisa ser feita, mas também a Prefeitura não tem condições de realizar tudo de uma única vez”, ressaltou.

 

“Estamos, da melhor maneira possível, utilizando os recursos públicos da maneira mais eficiente possível para amenizar os problemas enfrentados por vocês e dando condições para que produzam e consigam vender seus produtos”, completou Lacerda. O subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Correa, também participou do encontro com os moradores. 

Skip to content