Programa Corumbá Saudável recebe reforço com novos equipamentos

Atendendo cerca de 800 alunos, o programa Corumbá Saudável, desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá, através da Fundação de Esportes, recebeu reforço de equipamentos para as práticas de atividades físicas desenvolvidas nas mais diversas modalidades em dois espaços da cidade: o Centro Popular de Esporte, Cultura e Lazer Nação Guató e o Ginásio Poliesportivo Lucílio de Medeiros.

 

O ato de entrega contou com a presença do prefeito Paulo Duarte e aconteceu durante mais uma edição da Festa Julina do projeto. Num clima de alegria e descontração, o chefe do Executivo interagiu com os alunos, chegando até a participar do banho da imagem de São João na piscina do Centro Popular, onde acontecem regularmente as aulas de hidroginástica do projeto.

 

“Esse é um projeto pelo qual tenho um carinho todo especial. O Centro Popular, onde acontecem muitas dessas aulas, conseguimos trazer para Corumbá quando eu ainda era deputado estadual. Queremos fortalecer ainda mais esse projeto com o qual presenciamos a transformação de vida das pessoas. Hoje, a compra de equipamentos novos vem justamente fortalecer esse que é um projeto vitorioso em Corumbá e, acima de tudo, que resgata a auto-estima de pessoas tão importantes para nós que são, principalmente, os cidadãos da terceira idade”, disse ao prefeito Paulo Duarte.

 

Ao todo, a Prefeitura investiu quase R$ 47 mil em equipamentos que auxiliarão nas aulas de ginástica laboral, ginástica localizada, dança e hidroginástica. Foram entregues: barra com elástico duplo (50 unidades); colchonete (100 unidades); bola suiça – gym Ball (40 unidades); halteres de hidroginástica, (40 pares); thera band suave (10 unidades); thera band médio (10 unidades); thera band forte (08 unidades); bastões de 3kg (20 unidades); caneleira de hidroginástica (40 pares); rolo flutuante para natação e hidroginástica (100 unidades); touca para natação (200 unidades); bola crespa de borracha – tamanhos variados (40 jogos); caneleira de 1 kg emborrachada (30 pares); halter de 1 kg (20 pares); halter de 2 kg (20 pares); mini cama elástica (40 unidades); estante para colchonete (03 unidades) e step de ginástica (40 unidades).

 

Saúde é sinônimo de alegria e bem-estar

 

A aluna Matilde Gomes externou a felicidade dos alunos que integram o projeto Corumbá Saudável ao dirigir as palavras ao prefeito Paulo Duarte. Ela ressaltou que não é somente saúde (fator já importante) que se adquire durante as aulas. “Esse projeto simplesmente representa vida, saúde, bem estar, alegria e é isso que a gente sempre precisa e conseguimos tudo aqui. Ficamos imensamente felizes por sentir esse carinho que a Prefeitura tem por todos nós do projeto Corumbá Saudável”, declarou.

 

E isso pode ser comprovado ao conversar com qualquer aluno que frequenta as aulas. O exemplo é a dona Marly Tinoco Artagiba, de 68 anos de idade, que  começou as atividades no projeto por indicação médica e, hoje, esbanja energia e simpatia por onde passa. “Superei um câncer e não consigo mais ficar parada. Desde que vim para cá por ordem médica já fiz de tudo aqui. Hoje, frequento as aulas quatro vezes na semana, faço inclusive dança e alongamento, mas já fiz hidroginástica também porque sou fã do projeto”, comentou.

 

Segundo Elvécio Zequetto, diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá, o Programa Corumbá Saudável destina-se, prioritariamente, a atender pessoas devidamente encaminhadas por um profissional de saúde, que tenham propensão ou existência de doenças e agravos não transmissíveis, como, obesidade, diabetes, tabagismo, entre outras; dai a preocupação em oferecer aos núcleos materiais necessários para o melhor atendimento desse público.

 

“Com esses materiais novos, daremos continuidade nesse segundo semestre do projeto. E isso foi graças à sensibilidade do prefeito Paulo Duarte a quem agradecemos por esse atitude pois, dessa maneira, é que se cuida das pessoas e faz com que nossa cidade seja de muita saúde e esporte para população”, avaliou.

 

Para saber mais sobre esse e outros projetos desempenhos pelo Funec em Corumbá, o endereço é rua Antônio Maria quase esquina com a rua Cabral. O telefone é (67) 3231-6638.

Skip to content