Projeto de férias encerra atividades e atende 270 crianças em três centros

A Prefeitura de Corumbá realizou na manhã desta sexta-feira, 17 de julho, no Centro de Educação Infantil Maria Benvinda Rabello, o encerramento do Projeto de Férias na Rede Municipal de Ensino (Reme) que envolve crianças de 0 a 3 anos de idade, atendidas nas unidades mantidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.

 

Este ano, conforme informações da secretária Roseane Limoeiro, de Educação, o programa atendeu 270 crianças de toda a Rede, cujas mães não tem local para deixar seus filhos, durante as férias. O projeto Férias foi desenvolvido em três polos localizados em regiões estratégicas da cidade, para atender as crianças.

 

“Este projeto preserva a identidade da educação infantil, pois enfatiza o brincar que faz parte da formação das crianças. As brincadeiras, além de serem importantes formas de comunicação, possibilitam o processo de aprendizagem da criança, sua autonomia e criatividade”, destacou Roseane, lembrando que, durante o período nas unidades, as crianças recebem seis alimentações por dia.

 

A coordenadora do núcleo de educação infantil, Carissa Morrone Zório, lembrou que o objetivo do projeto é promover o encontro entre as crianças de outras unidades. “Hoje temos uma equipe multidisciplinar, trabalhamos de forma padronizada, possibilitando que os pais e responsáveis conheçam o trabalho que a Reme desenvolve em cada CEI”, explicou. “Nestes enceramentos podemos reunir todas as unidades para que possamos realizar um intercâmbio entre as mesmas, pois cada uma desenvolve seu trabalho separadamente”, completou.

 

Para o pai Demétrio Molinas, o trabalho realizado nos Centros de Educação Infantil do Município é maravilhoso. “Eu só conhecia o trabalho desenvolvido onde minha filha está. Hoje tive a oportunidade de conhecer essa outra unidade, e vejo que o tratamento e o cuidado que as professoras e atendentes tem é o mesmo. Pra mim esse trabalho realizado por elas é um trabalho de sacerdócio. Às vezes, quando eu tenho que ficar sozinho com ela, não é fácil, e a atenção e o carinho que o pessoal daqui passa pra ela é muito bom”, explicou Demétrio.

 

O pai também observou que o projeto de creche o ano todo é muito bom, e que a maioria dos pais utiliza porque precisa. “Geralmente as férias das crianças acompanha o nosso calendário, por isso ter essa opção é uma maravilha, ainda mais sabendo que os nossos filhos estarão sendo bem cuidados”, concluiu.

 

A secretária Roseane Limoeiro lembra que no ato da matrícula da criança, o pai já escolhe qual o período quer utilizar o projeto. “Nós disponibilizamos o Projeto de Férias em dois períodos, agora em julho ou em janeiro, os pais podem escolher um deles, pois a criança tem que ter o convívio familiar que é obrigatório por lei, que é quando os pais saem de férias”.

 

A primeira dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini, participou do encerramento das atividades na manhã de hoje, e disse que é bom sair um pouco da rotina e apreciar “um lindo trabalho como esse que é desenvolvido com as crianças”.

 

“Foi uma satisfação muito grande apreciar esse trabalho realizado com as nossas crianças nos Centro de Educação Infantil que é lindo. Criança não tem meio termo, eles precisam sempre da nossa atenção e do nosso carinho e essas profissionais estão de parabéns, pois realizam um trabalho que não é fácil, com bastante maestria”.

 

As atividades estão sendo desenvolvidas desde o dia 06 de julho e promovem momentos de interação, envolvendo arte, jogos e recreação, por meio de um trabalho lúdico, coletivo e partilhado, como também proporcionando a integração entre os alunos dos Centros de Educação Infantil da Rede. Participaram deste projeto Férias de Julho da Reme, os polos Maria Benvinda Rabello, Maria Candelária Pereira Leite e Catarina Anastácio da Cruz.

Skip to content