Reme recepciona professores e alunos no retorno das férias escolares

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Educação, prepara a volta às aulas para cerca de mil e trezentos professores e mais de quinze mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino, que ocorre nesta quarta-feira, 22 de julho.

 

A programação de retorno das férias escolares inclui formação em serviço em cada unidade escolar (urbanas e rurais), envolvendo todos os professores e funcionários administrativos, além de atividades para recepção dos alunos. no Cenper e na Unidade III da UFMS.

 

A capacitação para os profissionais de educação teve início na manhã desta terça-feira (21), das 07 às 11 horas, no período matutino; das 13 às 17 horas, no período vespertino, e das 18h30 às 21h30, no período noturno. O objetivo da formação é recepcionar os profissionais de educação da Reme, analisar as notas e os resultados do primeiro semestre letivo e definir demais metas e estratégias para o segundo semestre, visando a melhoria do processo de aprendizagem em todos os níveis e etapas de ensino.

 

As escolas de Educação Integral estão realizando o encontro nesta terça à tarde, das 13 às 17 horas, na Unidade III da UFMS (em frente ao Sesc). Estão sendo abordadas a socialização das ações e projetos bem sucedidos, desenvolvidos ao longo do primeiro semestre nas escolas e também o estudo de textos que versam sobre a proposta educação integral.

 

O retorno às aulas acontece nesta quarta-feira, 22, nas 22 escolas urbanas e rurais para o início do terceiro bimestre letivo. “Todas as unidades escolares preparam acolhida com atividades diferenciadas para recepcionar os estudantes de forma motivadora e calorosa”, comentou a secretária de Educação, Roseane Limoeiro.

 

Somente não retornam às aulas nesta quarta, os alunos das escolas Cássio Leite de Barros e Luiz Feitosa Rodrigues. O prédio da Cássio Leite está recebendo pintura e a direção do Colegiado solicitou o retorno às aulas no dia 27 de julho. Já o Luiz Feitosa, a volta às aulas será dia 03 de agoto, devido a reforma na coinha daquele estabelecimento de ensino. Como funciona em período integral, a solicitação do Colegido foi atendida.

 

CEIs

 

Conforme a secretária, os Centros de Educação Infantil também terão uma programação diferenciada. A capacitação será dividida em polos que reunirão professores e agentes de apoio escolar para refletir sobre temas ligados ao cotidiano desses profissionais junto aos alunos de 0 a 5 anos, visando a melhoria do atendimento a esse público por meio da reflexão das práticas pedagógicas adotadas no trabalho direto com as crianças.

 

Os docentes passarão ainda por capacitação sobre lançamentos no Sistema de Gestão Educacional, GSEA. Refletirão a respeito do olhar pedagógico para as diferenças e sobre o relacionamento interpessoal para melhor andamento do trabalho em equipe.

 

Para os CEIs a formação teve início nesta terça, 21, e se estenderá até o dia 24 de julho. Os alunos retornarão às aulas apenas no dia 27 de julho. A formação está dividida em três polos: CEI Hélia Reis, CEI Maria Benvinda e CEI Serv Carmo; CEI Eunice Ajala, CEI Ana Gonçalves, CEI Maria Candelária, CEI Inocência Cambará e CEI Layda Menacho, e o polo do CEI Catarina Anastácio, CEI Valódia Serra e CEI Rosa Josetti.

Skip to content