Salões de beleza e feiras livres recebem ações de prevenção às hepatites virais

Para alertar sobe a importância de prevenir as hepatites virais, a Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Secretaria de Saúde, desenvolve entre hoje, 28 de julho, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, até a próxima sexta-feira, 31, ações de orientação em salões de beleza e também nas feiras livres realizadas em vários pontos da cidade.

 

Com profissionais do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, será destacada a necessidade da higiene nos procedimentos, a exemplo de sempre utilizar materiais limpos e esterilizados nesses ambientes como forma de prevenção das hepatites, principalmente para as manicures, pedicures e as depiladoras.

 

As equipes ainda irão às feiras livres onde realizarão testes para diagnóstico da hepatite C, oferta de vacina para hepatite B, além da distribuição de preservativos e panfletos informativos com orientações quanto aos cuidados para pessoa não ser contaminada pelo vírus.

 

A doença

 

As hepatites virais são doenças causadas mais comumente pelos vírus A, B, C ou D, que provocam inflamação no fígado. São silenciosas, pois nem sempre apresentam sintomas. Além disso, têm grande importância pelo número de indivíduos atingidos e pela possibilidade de complicações das formas agudas e evolução para formas crônicas, podendo levar à cirrose e ao câncer de fígado.

 

As Hepatites A e E são transmitidas pela contaminação das mãos levadas à boca e estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos. Já as Hepatites virais B, C e D são transmitidas pelo sangue, esperma e secreção vaginal através da relação sexual. Dessa forma a transmissão pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados como: lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates de unha, materiais para colocação de piercing e para confecção de tatuagens; instrumentos utilizados em uso de drogas injetáveis, inaláveis e pipadas, acidentes com exposição de material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de esterilização.

 

A maioria das hepatites não apresenta sintomas ou então, apresentam sintomas como febre; mal estar; desânimo; dores musculares; icterícia (conhecida popularmente como amarelão); urina avermelhada e fezes claras, podendo  evoluir para cirrose e até a morte da pessoa contaminada.

 

Para saber mais sobre o atendimento oferecido no município, o Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais está localizado na Rua Ciriaco de Toledo, 1624, no bairro Aeroporto. O telefone para contato é (67) 3907-5379.

Skip to content