CRAS do CEU Helô Urt reforça programas sociais da Prefeitura de Corumbá

Os responsáveis por cerca de 400 famílias já referenciadas no mais novo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), localizado no CEU Helô Urt, no bairro Jardim dos Estados, participaram da primeira reunião realizada pelo Centro de Referência que iniciou suas atividades no dia 12 deste mês, dois dias após a inauguração de toda a estrutura que integra o complexo que reúne ações de Assistência Social, Cultura e Esporte num mesmo espaço.

 

O encontro aconteceu no final da tarde da última sexta-feira, 31 de julho, e teve a presença do prefeito Paulo Duarte. Também participaram a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rolon; a secretária de Assistência Social e Cidadania, Mabel Aguilar; o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá, Elvécio Zequetto; e o secretário de Governo, Márcio Cavasana.

 

“Esse espaço quando assumi em 2013 só tinha aquele campinho com terra. Esse lugar, que é único feito em parceria com o Governo Federal, é o único projeto desse porte em Mato Grosso do Sul. Aqui tem arte, cultura, Cras. Esse é um espaço que queremos que vocês que moram nessa região, cuidem com carinho, pois é de vocês. É um espaço de referência de esporte, cultura e lazer e prestação de serviço à comunidade. É como um pedaço de Prefeitura aqui nesse espaço”, destacou o prefeito.

 

Como a área de abrangência do CEU é extensa, esse número de famílias atendidas com os serviços do CRAS Helô Urt deve aumentar e muito, conforme estimativas da equipe da Secretaria de Assistência Social, podendo alcançar em torno de 5 mil famílias. Além das novas referenciadas, muitas estão se deslocando de outras áreas que incluíam o CRAS II (bairro Guató) e CRAS IV (bairro Aeroporto).

 

Em menos de um mês de atuação, a equipe multidisciplinar já formou um grupo de fortalecimento de vínculo familiar e, de acordo com o coordenador do CRAS localizado no CEU, Saturnino Almeida, também está em pleno funcionamento, o curso de capacitação em manicure, uma demanda levantada pela equipe na busca ativa, ação que recolhe informações sobre interesse da comunidade.

 

Na reunião de sexta-feira, também foram tiradas dúvidas e repassadas orientações aos beneficiados com o programa Bolsa Família, bem como foram ainda esclarecida a forma de funcionamento do CEU Helô Urt que está colocando em prática ações intersetoriais entre Assistência Social, Cultura e Esporte.

 

“Essa foi uma conquista importante para toda a comunidade não apenas do Jardim dos Estados, mas de todos os bairros aqui próximos. Estamos transformando essa região, ainda tem mais coisas que faremos aqui. Vamos drenar e asfaltar a rua em frente à escola Ângela Maria Perez ainda este ano”, comprometeu-se o prefeito Paulo Duarte que frisou novamente o sentimento de pertencimento para ajudar na manutenção do local que foi construído com recursos Federais e Municipais.

 

“A gente sabe o quanto vocês queriam esse espaço. A Prefeitura construiu para vocês, então é importante que vocês orientem as outras pessoas e ajudem a cuidar, a preservar e manter esse espaço bonito como é hoje. Esse espaço é de vocês, mas ajudem a Prefeitura, as pessoas que trabalham aqui a preservar esse local. Não tem como a Prefeitura colocar guarda em todo lugar, o dinheiro que foi colocado aqui da Prefeitura e do Governo Federal é da população, é de vocês”, salientou.

 

Após falar na reunião, que deve se repetir mensalmente, o prefeito ainda visitou as dependências do CEU Helô Urt presenciando as atividades que já estão em funcionamento como a biblioteca e as salas multiuso.

Skip to content