Cultura pantaneira reforça ainda mais os laços de amizade com a Bolívia

Uma apresentação de dançarinos da Oficina de Dança do Pantanal na manhã deste sábado, 22, às margens da Baía de Cáceres, em Puerto Suárez, reforçou ainda mais os laços de amizade entre brasileiros e bolivianos. O evento integrou a programação da 12ª edição do Festival América do Sul Pantanal e marcou o primeiro encontro dos prefeitos Paulo Duarte, de Corumbá, e Sebastian Hurtado, de Puerto Suarez. Bolívia.

 

“Temos um laço de amizade muito forte com os irmãos bolivianos, especialmente das cidades vizinhas de Puerto Suarez, Puerto Quijarro e Arroyo Concépcion. Hoje (sábado), estamos em Puerto Suarez com o Festival América do Sul Pantanal, evento que reforça ainda mais as relações com esta região da Bolívia, por meio da cultura”, declarou o prefeito Paulo Duarte.

 

Acompanhado da secretária adjunta de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Andréa Freire, o prefeito corumbaense se encontrou com o novo alcaide de Puerto Suarez, Sebastian Hurtado, que assumiu o cargo há pouco mais de dois meses. “Foi o nosso primeiro encontro e já serviu para iniciarmos um amplo diálogo em prol do desenvolvimento cultural, turístico e comercial da nossa região”, disse o prefeito que já anunciou um novo encontro quando muitos temas serão tratados, especialmente o ligado à segurança.

 

Duarte lembrou que o festival foi idealizado como forma de fortalecer a integração dos povos sul-americanos e a presença da Oficina de Dança do Pantanal, que conta com cerca de 600 crianças praticando cultura dentro da instituição mantida pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura de Corumbá, reforça ainda mais esta parceria com a Bolívia.

 

A apresentação ocorreu justamente no dia em que a Prefeitura de Puerto Suarez realizou um ato que marcou a “refundação da cidade boliviana”, com a inauguração de um monumento referente a esta data histórica. Hurtado conversou bastante com Duarte e os dois ficaram de se encontrar nos próximos dias, para tratar de temas importantes, visando o fortalecimento das duas regiões nas áreas da cultura, do turismo, do comércio e, especialmente, da segurança.

 

A apresentação dos dançarinos da Oficina de Dança foi no teatro de arena existente às margens da baía de Cáceres, e foi abrilhantada pero espetáculo proporcionado pelas crianças da Casa de Cultura de Puerto Suarez. Um bom público prestigiou o encontro cultural, entre eles o sub-governador da Provícia de German Busch, David Yovió Iriarte.

Skip to content