FEGASA atrai caravanas de outras cidades e jornalistas especializados

Caravanas das cidades de Aquidauana, Miranda e Bonito chegam a Corumbá do dia 21 de agosto, sexta-feira, para participarem das oficinas de culinária do FEGASA – Festival Gastronômico Sabores das Américas. O evento está em sua 4ª edição e é realizado pela Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, em parceria este ano com o SEBRAE MS, e o apoio do Sindicato Rural de Corumbá, da Secretaria de Assistência Social e a Fundação de Cultura.

 

Empresários dos três municípios sul-mato-grossenses se juntarão ao Festival também com o intuito de se capacitarem e participarem do intercâmbio promovido pelo evento com os profissionais de cozinha, além de conhecerem a variedade de produtos alimentares e espécies pantaneiras que podem compor receitas diferenciadas, fortalecendo o turismo no Estado e os pequenos produtores de alimentos artesanais locais, já que os turistas estão sempre em busca de novas experiências, a qual a gastronomia é fundamental para agregar valor à oferta turística.

 

“Serão 15 receitas da cozinha show com oito chefs convidados com degustação, que passarão pela cozinha popular, regional, contemporânea até a fusão da cozinha peruana com a Nikkei (oriental). Visamos atender o maior número de entusiastas e profissionais da cozinha, também estimular o conhecimento dos participantes sobre a cultura e as matérias-primas pantaneiras”, explica a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes.

 

Também estarão presentes no período do FEGASA, jornalistas setoristas da gastronomia do Caderno de Gastronomia do Estadão/Caderno Paladar e do Blog Viagem & Gastronomia, ambos de São Paulo. Da capital, a TV Record MS se juntará ao FEGASA para gravar o Programa Comitiva de Sabores, liderada pelo premiado chef de cozinha sul mato-grossense, Paulo Machado.

 

Incluído no roteiro dos chefs visitantes, jornalistas e empresários que compõem as caravanas, viverão às experiências turísticas de Corumbá relacionadas à área, como a visita a Caimasul (frigorifico de jacaré), a feira livre de domingo e conhecerão o Programa Corumbá a Pé (que consiste na visitação de equipamentos do circuito histórico no Porto Geral).  “Com estes veículos presentes na cidade e no evento pretendemos mostrar nossa riqueza natural e cultural, gerando divulgação positiva em mídias nacionais, além de mostrar a nossa cultura alimentar pantaneira e fronteiriça, bem como as preciosidades de frutos, castanhas e vegetais que temos disponíveis na nossa Capital do Pantanal, Corumbá”, disse Hélènemarie. 

Skip to content