FEGASA se consolida e Prefeitura anuncia inserção no calendário municipal com nova data

Em sua quarta edição, o Festival Gastronômico Sabores das Américas (FEGASA) se consolida como um grande evento promovido pela Prefeitura Municipal de Corumbá. Quando foi criado no ano de 2010, o FEGASA atraiu um público de 350 pessoas em suas atividades e, agora, em seu quarto ano, dobra esse número com as inscrições que foram todas preenchidas para as aulas presenciais, sem contar o público que ainda assistirá as técnicas de chefs renomados através da transmissão em tempo real que acontecerá em auditório.

 

A cada ano que passa, o FEGASA atrai público diverso que vai desde a dona de casa até quem faz da cozinha a profissão. Engana-se quem pensa que o evento só atrai a população local. Este ano, caravanas das cidades de Aquidauana, Miranda e Bonito já confirmaram presença no evento gastronômico que a partir de 2013 passou a incentivar a divulgação de temperos, raízes, frutos e carnes regionais.

 

Dentro dessa proposta desenvolvida na gestão do prefeito Paulo Duarte, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, surgiu a Mesa Corumbá, que é o jantar oficial do FEGASA oferecido aos chefs participantes. A eles são apresentados os melhores sabores e fazeres da culinária de Corumbá a fim de que se apropriem e difundam nossos produtos. Além disso, o evento proporciona aos chefs a aproximação com os culinaristas locais para que possam apreender e reler nossas receitas.

 

A transmissão em tempo real das aulas com os chefs também foi um incremento trazido no ano passado. Quem não conseguiu garantir uma vaga para presenciar de perto as oficinas ou não tiveram condições para doar as latas de leite, ainda assim poderão acompanhar simultaneamente as técnicas e truques repassados pelos chefs renomados que participam do evento. É que a Prefeitura continuará a disponibilizar a transmissão no auditório do Sindicato Rural.

 

“Essa foi uma forma de democratizarmos esses momentos que tem atraído cada vez mais pessoas para o FEGASA. A intenção é que ninguém fique de fora desse evento que vem ao longo dos anos ganhando mais projeção tanto dentro do Estado como no país, exemplo disso, é o elenco de chefs que participam a cada edição”, comentou Hélènemarie Dias Fernandes, diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal.

 

Pensando ainda no trabalho desenvolvido nas unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) parte das vagas de oficinas e aulas descritas na programação são reservadas para esse público que pode assim ter acesso a um conhecimento diferenciado que vem a somar com aquele recebido em atividades realizadas ao longo do ano nessas unidades.

 

Iniciada no ano passado, a temática está sempre em consonância com o que há de mais atual no setor. Em 2014, as discussões sobre “Comida de Rua” dominaram a programação. Agora, em 2015, o evento se pauta no movimento que coloca a culinária como elemento cultural, sendo assim “Eu como cultura compartilho conhecimento” é o tema central desta edição.

 

No calendário

 

Com a grande projeção, o FEGASA levou a Administração Municipal, organizadora do evento, a anunciar antes mesmo do início desta edição, mudanças para o próximo ano, visando maior crescimento e abrindo novas oportunidades para a cidade, conforme explicou o prefeito Paulo Duarte.

 

“Desde que a Prefeitura se colocou para a realização do FEGASA, viemos percebendo que ele vem crescendo e atraindo cada vez mais público devido ao trabalho sério que é feito. Assim, sentimos a necessidade de criar uma data própria no calendário do município, agregando a movimentação turística e econômica que esse evento nos impulsiona”, afirmou Duarte ao comentar que a melhor data ainda será definida junto com a Fundação de Turismo do Pantanal.

 

Mais vagas

 

Um dos chefs mais esperados desta 4ª edição do FEGASA é o Jimmy Ogro. Ele já chegou a Corumbá nesta quarta-feira, 19 de agosto, e atendendo a inúmeros pedidos que chegaram até à Fundação de Turismo do Pantanal, ele ministrará uma oficina extra de seu famoso hambúrguer artesanal.

 

Há 50 vagas em aberto para os interessados, no horário das 12h às 13h, no dia 22, sábado. Para garantir um lugar, basta fazer a inscrição mediante a doação de uma lata de leite em pó, contendo 400 gramas do produto. Até a manhã de sexta-feira, 21 de agosto, as inscrições serão realizadas na sede da Fundação de Turismo do Pantanal, no Porto Geral, em horário comercial. A partir de sexta-feira à tarde, só serão feitas no Sindicato Rural de Corumbá, na avenida General Rondon, caso ainda existam vagas em aberto.

 

O 4º FEGASA acontece entre os dias 21 e 23 de agosto, no Sindicato Rural de Corumbá, onde serão ofertadas 15 oficinas, assegurando a participação de 750 pessoas com direito a degustação do prato elaborado ou da harmonização realizada pelo chef de cozinha convidado.

 

O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) do Pantanal. Conta com a parceria de Fundações e Secretarias Municipais, assim como do SEBRAE/Regional Pantanal.

Skip to content