Juventude na Praça evidencia protagonismo do jovem corumbaense

Com uma edição especial, cuja principal atração foi o I Campeonato Municipal de Skate de Corumbá, o projeto Juventude na Praça foi retomado no final da tarde deste sábado, 1º de agosto, e levou centenas de jovens e famílias até à pista de skate do remodelado Complexo do Ginásio Poliesportivo Lucílio de Medeiros, indo ao encontro de um dos propósitos da gestão do prefeito Paulo Duarte.

 

“Uma coisa que a gente percebeu é que havia ausência de espaços para o jovem. Hoje, notamos o quanto é importante essa política através da Gerência da Juventude e também da Fundação de Esportes em recuperar esses espaços, a exemplo o próprio Poliesportivo que reconstruímos. Há quase dois anos atrás, ele estava totalmente abandonado, sem condições de uso e, hoje, reconstruído possibilita que a população ganhe um espaço de esporte, cultura e lazer como aconteceu também com a construção do CEU Helô Urt, no bairro Jardim dos Estados”, lembrou o prefeito ao comentar sobre a retomada de espaços públicos em sua gestão.

 

Realizado pela Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, que tem como um de seus braços a Gerência da Políticas para Juventude, o evento, mais uma vez, cumpriu o propósito de ser um espaço democrático reunindo num mesmo ambiente diversas tribos que se organizam em movimentos na cidade, a exemplo da Associação Cultura de Rua que, nesta edição do Juventude na Praça, apoiou a realização do campeonato de skate.

 

 “Como a gente mexe com os jovens mais carentes, da parte mais humilde da cidade, a formação dessa Associação foi algo muito importante para gente porque, infelizmente, o movimento de rua ainda é visto com preconceito por muita gente da sociedade. Nosso principal apoio vem da Prefeitura de Corumbá porque nosso prefeito Paulo Duarte gosta muito e entende nosso movimento fortalecendo a gente”, declarou Luís Gabriel Ramos de Carvalho, o “Sorriso”, presidente da Associação Cultura de Rua, que desenvolve projetos de arte do grafite e conscientização contra o uso de drogas entre os jovens.

 

O campeonato reuniu cerca de 80 adeptos do esporte divididos em três categorias: infantil, iniciante e amador. Além do equilíbrio na prancha de madeira com rodinhas, os participantes tiveram que demonstrar criatividade e ousadia nas manobras para surpreender o corpo de jurados formado por nomes respeitados do skate dentro de Mato Grosso do Sul: índio (Dourados), Bob (Campo Grande), e Rei (Corumbá).

 

Na categoria Mirim quem levou o título de campeão foi Ryan Albuquerque; em segundo lugar ficou Guilherme da Silva “Tamarindo”, seguido na terceira colocação por Leonardo “Alemãozinho”. Entre os Iniciantes, Thiago Carioca levou a melhor com a primeira colocação; o vice da categoria foi para Gustavo Raro e o terceiro lugar ficou com Cláudio. Já na categoria Amador, a que antecede a Profissional, o melhor, na opinião do corpo de jurados, foi Luan Rios; a segunda colocação ficou com Luís Kino e, fechando o trio dos primeiros lugares, Geargio.

 

Além da competição entre os skatistas da cidade, o Juventude na Praça teve ainda a apresentação de grupos de dança de rua, entre eles, o da Oficina de Dança, Street 178, B-boys Cultura de Rua e NFP. A parte musical foi garantida com o som da banda Kamikaze e uma das revelações do Festival Estudantil da Canção, a banda Imigrantes de Marte.

 

Teve ainda apresentação do grupo Patins Pantaneiro, mostrando outro movimento que surge com força na cidade, e de já consolidado, que é a capoeira e seus centenas de adeptos em Corumbá.

 

“O projeto tem como principal fico o protagonismo do jovem por isso, hoje, a parceria com a Associação Cultura de Rua, a presença da capoeira, além de uma banda que foi destaque no Festival Estudantil da Canção, sem esquecer também dos grupos de dança”, observou o gerente da Juventude de Corumbá, Jonathan Franca ao avisar que as próximas edições do evento já estão sendo preparadas para os próximos meses.

Skip to content