No Taquari, prefeito reforça importância do Programa Povo das Águas

O prefeito Paulo Duarte participou nesta terça-feira, 11 de agosto, da abertura de mais uma ação do Programa Social Povo das Águas, trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá e que garante atendimento médico, social e educacional para as famílias que residem em áreas distantes do Pantanal sul-mato-grossense.

 

A quarta edição deste ano está assistindo os moradores da região do Taquari e continua até a próxima sexta-feira, dia 14. “Cada um de vocês aqui merece o mesmo respeito, a mesma atenção, de quem mora na cidade. Por isso o Povo das Águas foi reestruturado e hoje traz ainda mais serviços para todas as comunidades ribeirinhas do nosso município”, afirmou o prefeito.

 

“Esse trabalho feito aqui é prioridade para nossa administração. Ele não só continuará como vai melhorar cada vez mais, apesar do período difícil pelo qual todo o País atravessa”, complementou o chefe do Executivo municipal, destacando as sessões de acupuntura e os variados tratamentos odontológicos incluídos na ação desde 2013. “Tudo isso sendo realizado por essa equipe valorosa. São funcionários públicos que fazem esse trabalho com gosto, carinho e muita determinação”, completou Duarte.

 

Coordenador do Programa Social, o secretário de Governo, Márcio Cavasana lembrou que o Taquari ainda receberá mais uma edição da expedição ainda neste ano. “Cada uma das três grandes regiões do Pantanal recebe três ações da Prefeitura ao longo do ano. E além desse serviços, também temos a parceria importante da Receita Federal, que disponibiliza diversos materiais doados aos ribeirinhos”, ressaltou Cavasana.

 

O secretário também agradeceu a parceria da empresa agropecuária Gisam, que cede o porto onde os atendimentos são realizados para os ribeirinhos do Cedro do Limãozinho, e as demais secretarias envolvidas no Programa. Na quarta-feira, 12, serão atendidas as famílias da Colônia São Domingos, no Porto Figueira, e região do Bracinho, no Porto Sairu. No dia 13, quinta-feira, a ação acontece no Porto Sagrado em atendimento às famílias da Colônia São Domingos.

 

Já na sexta, dia 14, as equipes atendem as famílias do Corixão, das 09 às 13 horas, no Porto Espora de Prata, além das comunidades do Rio Nego e região do Cedrinho, das 09 às 13 horas, dentro da própria embarcação. O retorno a Corumbá acontece sábado, 15 de agosto. O secretário municipal de Produção Rural, Pedro Lacerda, também participou da ação no Taquari.

 

Felicidade

 

Como de costume, a equipe da Prefeitura foi recebida com muita alegria pelos ribeirinhos do Taquari. Alunos da Extensão Nazareth, ligada a Escola Municipal Rural Porto Esperança, fizeram apresentações musicais e expuseram trabalhos feitos na unidade escolar. Em seguida, as mais de 60 famílias cadastradas pela Defesa Civil de Corumbá passaram por diversos atendimentos.

 

“Há muitos anos sofro com uma dor muito forte nas costas, que às vezes sobre pros braços, pra cabeça e não deixa nem olhar pro lado. Pela primeira vez estou vindo aqui no atendimento e fiz esse tratamento com agulhas. O alivio foi na hora”, descreveu Divino da Costa Soares, 64 anos, morador do Porto Novo. Ele só conseguiu chegar ao Santa Ana porque foi levado pela equipe da Prefeitura.

 

Quem também aproveitou a oportunidade foi Rosa Flaviano de Moraes Rodas, 33 anos. “Estava com uma dor de dente que ia e vinha. Aqui fiz o curativo e peguei o encaminhamento para fazer o tratamento de canal lá no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). Como somos ribeirinhos, temos atendimento prioritário na cidade, o que ajuda muito”, afirmou a dona de casa.

 

“Pra gente isso aqui é muito bom, uma beleza. Tem médico, dentista e muita coisa que uma pessoa sem condição de descer pra cidade não encontraria. É uma ajuda muito boa que gente tem”, completou Ramires da Costa Soares, 62 anos, que nasceu a cresceu na região do Taquari e nem cogita a ideia de, um dia, viver na área urbana. “Sou feliz aqui. Criei meus filhos nessa região e quero continuar nessa lida”, finalizou. 

Skip to content