Prefeito trata de melhorias para a comunidade do Distrito de Albuquerque

O prefeito Paulo Duarte se encontrou na tarde deste sábado com moradores do Distrito de Albuquerque e tratou de diversos assuntos ligados à comunidade, entre eles, melhorias nos setores de infraestrutura, saúde, educação e comunicação.

 

O encontro foi no Centro Comunitário do distrito e faz parte de uma extensa agenda que será cumprida pelo Chefe do Executivo corumbaense, em atendimento às comunidades rurais do Município. “Temos realizado uma série de programas e projetos na Zona Rural de Corumbá, inclusive na região ribeirinha, mas é preciso estar sempre presente, em contato com os moradores, conhecer os problemas de perto e procurar solucioná-los”, explicou, adiantando que outras regiões será visitada por ele.

 

Um dos pedidos da população de Albuquerque, transmitido pela presidente da Associação de Moradores, Maria Aparecida Campos, foi em relação à saúde. Já houve um grande avanço a partir da nova estrutura da unidade de saúde local e da presença de uma equipe da Estratégia de Saúde da Família no distrito.

 

Mas, conforme ela, há necessidade de ampliar a equipe com mais um agente comunitário “para cobrir as localidades mais longe, como as fazendas da região”. O prefeito observou que esta questão já está sendo resolvida por meio do Concurso Público realizado pela Prefeitura, que vai permitir reforçar a equipe local com mais três agentes. Esta equipe é responsável pelo atendimento também de parte do Assentamento Mato Grande.

 

A presidente da Associação comentou ainda que a presença do prefeito na reunião foi importante para “que ele tomasse conhecimento dos problemas que temos aqui, na educação, na saúde”, explicou. Outro pedido está ligado ao setor da comunicação. O pedido foi relação a telefone público no distrito, bem como Internet que, conforme ela, “seria umae grande ajuda para o curso de informática e para outras possibilidades de avanço tecnológico”, explicou.

 

Acesso

 

O empresário do ramo hoteleiro, Sérgio dos Santos, também participou da reuniu e fez um pedido a Duarte: melhorias no acesso ao distrito, MS 432. “Precisamos que a estrada seja asfaltada. Muitos ônibus não conseguem chegar até aqui e isso acaba nos prejudicando, porque sabemos que o ponto forte de Albuquerque é o turismo”, disse Sérgio.

 

O prefeito Paulo Duarte ouviu atentamente a todas as solicitações e informou que vai orientar a sua equipe para melhorar o acesso. No entanto, em relação ao asfalto, como a rodovia é estadual, cabe ao Governo do Estado pavimentar. Lembrou que as equipes da Prefeitura estão melhorando as estradas de Antônio Maria Coelho e São Gabriel. “Vamos entrar aqui logo em seguida, para melhorar as estradas dentro do distrito. Vamos também conversar com o Governo e solicitar a pavimentação da MS 432”, informou.

 

O prefeito lembrou os avanços ocorridos em Albuquerque nos últimos anos, recordou críticas recebidas quando aderiu ao programa Mais Médicos do Governo Federal, mas que “graças a ele, Albuquerque hoje conta com uma equipe de Saúde da Família, tem uma unidade de saúde com atendimento médico durante toda a semana e a equipe será ampliada com o concurso já realizado”.

 

Sobre o setor de comunicação, telefonia e da Internet, o prefeito se comprometeu em promover um encontro da comunidade com setores ligados a esta área, para buscar uma solução.

 

Paulo lembrou que fez questão de participar da reunião sem a presença de integrantes de sua equipe (secretários), justamente para tomar conhecimento de perto dos problemas enfrentados pela comunidade. Já adiantou que vai retornar, dessa vez com os responsáveis pelas pastas, para buscar soluções para os problemas citados, inclusive com o responsável pelo setor de regularização fundiária que está ligado à Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico.

 

Na oportunidade os moradores receberam também explicações sobre o programa Bolsa Família e sobre o Cadastro Único, além de serem informados que o SENAI irá levar até o distrito, um curso de bordados e pintura.

Skip to content