Prefeitura antecipa cronograma e faz mutirão de limpeza na Cervejaria

A Prefeitura de Corumbá iniciou terça-feira, 11, um mutirão de limpeza na Cervejaria, para retirada de uma grande quantidade de lixo, especialmente na Alameda Tamengo. A região integra o programa de coleta setorizada que atende aquela localidade sempre nas terceiras semanas de cada mês. No entanto, o serviço teve que ser antecipado diante da situação em que se encontravam as principais vias do bairro.

 

“Esta semana, segunda do mês, a Prefeitura está atendendo a região do Universitário, Maria Leite e Vila Mamona. No entanto, diante da situação em que se encontrava a Cervejaria, tivemos que fazer adequações, para realizarmos a limpeza de toda a região, especialmente o trecho entre a rotatória da 21 de Setembro, em frente à Igreja São Pedro, até a Alameda Tamengo com a Rua Delamare, já na subida para o Bairro Generoso”, explicou o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Gerson da Costa Melo.

 

O secretário informou ainda que, em julho, na terceira semana, a Cervejaria foi atendida com o programa, mas já no início da quarta semana daquele mês, todo o trecho da Alameda Tamengo já estava tomada por uma grande quantidade de lixo, entulho, restos de podas de árvores, muita terra retirada dos quintais pelos próprios moradores.

 

“Até sofá velho encontramos no local. Mais uma vez estamos pedindo à população, principalmente do trecho compreendido entre a rede ferroviária e o Rio Paraguai, para observar o calendário do programa Coleta Setorizada, para evitar colocar material nas calçadas ou nas ruas fora do período de atendimento”, solicitou.

 

“Isto aconteceu mais uma vez na Cervejaria, onde nos deparamos com uma grande quantidade de lixo, restos de podas de árvores, e outros tipos de materiais, tudo despejado nas calçadas e parte da rua, prejudicando trânsito de pedestres e veículos, sem contar que isto pode causar problemas à saúde pública”, completou.

 

Cervejaria

 

Somente no início da manhã de hoje, da rotatória da 21 de Setembro, na Igreja São Pedro, até a entrada da Cacimba da Saúde, as equipes responsáveis pelos trabalhos, já haviam retirado um caminhão caçamba e meio de todo tipo de lixo.

 

O mutirão está dividido em duas partes. Enquanto uma equipe trabalha na limpeza das ruas e calçadas, outras estão retirando todo o lixo do canal existente atrás da Escola Tilma Fernandes, inclusive do campo de futebol existente no local. Somente ontem, quando a ação foi iniciada, foram retirados daquela área, cinco caminhões de lixo, e ainda tem muito mais. Paralelo, trabalhadores estão roçando todo o mato existentes nas calçadas.

 

Cervejaria

 

Coleta setorizada

 

O programa coleta setorizada visa manter a limpeza da área urbana da cidade, além de contribuir para redução de doenças endêmicas como a dengue, chikungunya e leishmaniose. É voltada para a coleta de resíduos de origem vegetal, como galhos, restos de podas domésticas de árvores, gramas, entre outros materiais que geralmente são despejados de forma inadequada, principalmente em terrenos baldios.

 

Para evitar este descarte inadequado, os moradores devem depositar todo tipo de material de origem vegetal nas calçadas, em frente suas residências, para que seja coletado pela equipe responsável pelos serviços.

 

É bom lembrar que, para fazer a poda, o responsável deverá primeiro entrar em contato com a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e solicitar autorização. Qualquer intervenção deste tipo, sem anuência dos órgãos ambientais é considerado crime. A fundação fica localizada na Rua 13 de Junho, 457, entre a Sete de Setembro e Major Gama. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 3907 – 5342 e 3907 – 5385.

 

A coleta setorizada é realizada em toda a área entre a Rede Ferroviária e o Rio Paraguai, atendendo o centro da cidade, além dos bairros Universitário, Maria Leite, Borrowiski, Beira Rio, Cervejaria, Arthur Marinho, Dom Bosco e Generoso.

 

Os serviços estão a cargo da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, em parceria com a Fundação de Meio Ambiente. O ideal seria as pessoas realizar a poda doméstica aos sábados e domingos, para que todo material seja retirado na segunda e na terça-feira.

 

Cervejaria

Skip to content