Prefeitura monta uma grande estrutura para melhorar saúde da população

Uma grande estrutura foi montada na Escola Municipal Barão do Rio Branco neste sábado, 08, para atendimento à população corumbaense. É o Prefeitura no Bairro, programa desenvolvido pela administração do prefeito Paulo Duarte, que envolve todas as pastas do Poder Executivo, além de parceiros como a Cassems, Sebrae – Regional Pantanal, SENAC, SESC, Correios (emissão de CPF), Defensoria Pública, entre outros.

 

A grande novidade nesta edição da Prefeitura no Bairro foi o reforço que o prefeito Paulo Duarte conquistou junto ao presidente da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), Ricardo Ayache. Durante todo o dia, uma grande equipe da instituição atendeu pacientes do SUS e da própria Caixa nos dois ônibus instalados em frente à entrada da pré-escola, pela Rua Tenente Melquíades de Jesus.

 

Aliás, toda a estrutura da saúde foi montada nas salas de aulas da pré-escola, onde estão sendo disponibilizados os m ais diferentes tipos de atendimentos, inclusive ultrassom transvaginal e tração de abdômen total. As consultas acontecem com urologista e clínico geral. Conta também com exames laboratoriais, consultas médicas, consultas odontológicas, vacinação, além de outros.

 

Já nos dois ônibus da Cassems estão sendo realizados exames de mamografia, densiometria óssea, PSA, preventivos de colo de útero, exames de pele, palestras sobre preventivo de colo de útero e mama, palestra sobre nutrição, palestra com psicólogos, consultas com dermatologista, consultas com oncologista de pele, entre outros.

 

Para a secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, os serviços que estão sendo oferecidos pelos ônibus da Cassems são de extrema importância para o sistema SUS em Corumbá. “Está permitindo atender a demanda reprimida do município. São pacientes já atendidos pelas unidades de saúde que estavam aguardando estes exames, mas que diante da grande demanda, estavam em lista de espera e seriam atendidos somente a partir de setembro”, explicou.

 

Conforme ela, todas estas pessoas já agendadas estão sendo atendidas hoje é isto vai permitir abertura de vagas na rede para outros pacientes do Sistema SUS na cidade.

 

Para se ter uma ideia, a Cassems disponibilizou 80 cotas para mamografia, dais quais 74 foram agendadas pelo SUS. Outras 30 cotas foram reservadas para densiometria óssea, 11 só para o SUS; 50 PSA, todas pelo SUS; 40 exames de pele, 40 agendados para o SUS; 50 consultas com oncologistas, uma agendado para o SUS; 05 biopsia de pele, uma pelo SUS, e 70 consultas dermatologista, 45 agendadas para o município, via SUS.

 

Estão sendo atendimentos somente pacientes com encaminhamento médico e que já passaram pelo atendimento inicial em uma unidade de saúde do município. “Isto não vai impedir que outras pessoas sejam atendidas, mesmo sem encaminhamento. No entanto, terá que aguardar para ser atendida, o que ocorrerá somente após os procedimentos com os pré-agendados”, explicou Dinaci.

 

Todas as equipes da Saúde estão atuando na ação, inclusive a Central de Regulação, dentro do próprio ônibus, além da Saúde da Mulher e da Atenção em Saúde. Outra informação é que pequenos procedimentos cirúrgicos podem até ser feitos na hora do atendimento, se for detectado.

Skip to content